Quais são os sintomas dos ovários policísticos

Quais são os sintomas dos ovários policísticos
Imagem: betdicas.org

A síndrome do ovário policístico é um transtorno na ovulação da mulher que costuma provocar mudanças em seus ciclos menstruais, assim como o aparecimento de cistos nos ovários, complicações para ficar grávida e outras alterações que afetam a sua saúde cardiovascular e aparência física. Trata-se de um problema hormonal reprodutivo muito comum na idade fértil das mulheres que precisa ser tratado para reduzir seus sintomas e prevenir outros problemas de saúde associados com esta doença. Por isso, no seguinte artigo, ajudamos você a diagnosticá-lo contando com detalhe quais são os sintomas dos ovários policísticos.

Passos a seguir:
1

Um dos principais sintomas dos ovários policísticos são as mudanças que acontecem no ciclo menstrual da mulher. Os mais frequentes são:

  • Ciclos menstruais irregulares, com sangramento alterado que pode ser muito leve ou, pelo contrário, muito abundante e intenso.
  • Amenorreia secundária ou ausência prolongada da menstruaçãodepois de ter tido um ou mais ciclos regulares.
2

A síndrome do ovário policístico costuma ser uma das principais causas de infertilidade na mulher, apesar de que este é um sintoma que nem sempre está presente. Isto é assim pelas mudanças produzidas a nível hormonal que causam a falta de ovulação, pois neste transtorno os óvulos maduros não se soltam dos ovários e se formam neles pequenos cistos.

3

Outro sintoma dos ovários policísticos é o desenvolvimento da doença chamada hirsutismo, consistente no aparecimento e crescimento exagerado de pelo em determinadas áreas como rosto, peito, abdômen, parte superior das coxas e ao redor dos bicos do peito. Deve-se à elevação dos níveis de androgênios, hormônios sexuais masculinos que produzem a síndrome do ovário policístico.

4

Também podem ser desenvolvidas outras características sexuais masculinas e apresentar sintomas como redução no tamanho dos seios, aumento do clítoris, queda de cabelo do couro cabeludo e engrossamento da voz.

5

As mulheres com ovários policísticos costumam apresentar mudanças no aspecto da pele. Os mais comuns são:

  • Acne grave ou agravamento da acne e pele mais oleosa.
  • Aparecimento de manchas escuras, dobras ou áreas de pele densas ao redor de áreas como pescoço, seios, virilha e axilas.
6

Também podem sofrer dores pélvicas e ter um aumento de peso, principalmente ao redor da cintura.

7

Os níveis de triglicéridos e colesterol aumentam quando se sofre de síndrome do ovário policístico, por isso o colesterol alto e a pressão arterial elevada também formam parte dos sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas dos ovários policísticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.