Quais são os tipos de alexitimia

Quais são os tipos de alexitimia

A alexitimia é o transtorno que impossibilita a expressão de sentimentos e emoções. De acordo com a causa que produz a alexitimia, existem diversos tipos desta desordem emocional que podem afetar tanto crianças como adultos. Neste artigo de umComo, explicamos com detalhe quais são os tipos de alexitimia.

O que significa alexitimia?

A incapacidade de reconhecer, nomear e expressar as próprias emoções ou as dos outros é conhecida como alexitimia. Deste modo, podem parecer pessoas pouco expressivas ou frias, mas na verdade não são capazes de verbalizar seus sentimentos.

Dessa forma, não são capazes de reconhecer emoções alheias, nem de regular as suas próprias e, por isso, ocorre um intenso sofrimento emocional.

Alexitimia primária

Ainda que não haja estudos conclusivos, acredita-se que alexitimia primária pode ser resultante de:

  • Danos neurológicos (Parkinson, esclerose múltipla, tumor cerebral, acidente vascular cerebral, etc.)
  • Predisposição genética, que fará com que a alexitimia primária seja produzida durante a infância.
  • Consumo de determinadas drogas.

Do mesmo modo, é frequente ocorrer em pessoas que sofrem de transtornos do espectro autista. Este tipo de alexitimia ocorre em virtude de não haver uma correta comunicação entre os hemisférios cerebrais. O hemisfério esquerdo é o encarregado da expressão verbal e o direito é onde são armazenadas as emoções, pelo que se ambos não estiverem bem ligados não é possível expressar as emoções de forma correta.

Alexitimia secundária

O mesmo vale para a alexitimia secudária, suas reais causas nao são confirmadas. A alexitimia secundária costuma ser relacionada a causas traumáticas, seja um grave trauma emocional na infância ou situações prolongadas de estresse, maus tratos, etc., durante a idade adulta. Além disso, alguns casos são devidos a um distúrbio na aprendizagem emocional.

A alexitimia secundária é o tipo mais comum e costuma se tratar de uma condição temporária, sendo o seu aparecimento decorrente de um mecanismo de defesa com o objetivo de negar os traumas passados e reprimir os sentimentos. Além disso, muitas pessoas que sofrem de alexitimia secundária sofrem também de Transtorno por estresse pós-traumático (TEP), bem como alguns pacientes também podem ter depressão, transtornos alimentares, vícios,...

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de alexitimia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.