A anemia

Quais são os tipos de anemia

Quais são os tipos de anemia
Imagem: weartfestival.com

Como anemia entendemos o "empobrecimento do sangue por diminuição da sua quantidade total", como refere o dicionário da RAE. Desta forma, ocorre uma diminuição importante dos glóbulos vermelhos, um dos principais componentes do sangue. É comum que isto aconteça depois de uma hemorragia forte, embora possam ser outras as origens desta condição. Com base na causa originário, dão-se distintos tipos de anemia que podemos ver neste artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da anemia

Índice

  1. Anemia por deficiência
  2. Anemia aplástica
  3. Anemia ferropriva
  4. Anemia perniciosa
  5. Anemia hemolítica
  6. Anemia congênita

Anemia por deficiência

Um dos tipos de anemia mais comuns é por deficiência, provocada porque na alimentação faltam-lhe os elementos que vão formar parte dos glóbulos vermelhos, como podem ser o ferro, a vitamina B12 ou certas proteínas. Ainda assim, ressalta-se que esta anemia nem sempre está causada por uma má ou deficiente alimentação. Em certas ocasiões, ocorre porque o organismo, embora ingira os alimentos adequados, tem problemas de metabolismo e não é capaz de os assimilar. Outras vezes, acontece pela eliminação de substâncias, nas dietas, que são fundamentais, como fazem algumas pessoas com a obsessão excessiva de emagrecer e suprimem drasticamente elementos necessários.

Anemia aplástica

Este tipo de anemia é causada por uma deficiência na medula óssea, e é aí onde se produzem os glóbulos vermelhos. Uma lesão na medula produz uma diminuição ou inclusive paralisação da atividade e produção deste componente sanguíneo. Em muitas ocasiões, este tipo de anemia produz-se pela inalação prolongada de vapores industriais de benzina, tolueno ou arsênico, entre outros. Além disso, as anemias aplásticas também podem ser produzidas como efeito secundário de alguns medicamentos. A recuperação deste tipo de anemias depende sempre do que este afeta a medula.

Anemia ferropriva

A anemia de tipo ferropriva implica uma diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue provocada pela escassez de ferro. A causa desta anemia pode ser devido a uma falha na absorção de ferro por parte do organismo, ou em que as reservas de ferro se esgotaram devido a hemorragias ou, inclusive, gravidez frequente. Pode tratar-se também de uma carência alimentar, embora esta causa seja realmente rara. Este tipo de anemia costuma dar-se na infância ou, apesar de não ser normal, pode dar-se quando se leva ao extremo uma dieta e coincide com um hemorragia como uma menstruação abundante.

Anemia perniciosa

Embora esta possa ser o tipo de anemia mais popular quanto ao nome, felizmente não é a mais frequente. A anemia perniciosa está produzida pela carência de vitamina B12. Evidentemente esta carência costuma ter a sua origem naquilo em que não é ingerido através da alimentação embora também possa ser pela incapacidade do organismo a assimilar. Ainda assim, ressalta-se que esta anemia não se caracteriza pela diminuição da hemoglobina do sangue, mas sim pelo contrário: desaparece uma boa quantidade de glóbulos vermelhos, mas os que permanecem aumentam de tamanho e cor. Estes são os chamados megaloblastos.

Anemia hemolítica

Este tipo corresponde à anemia hemolítico do recém nascido, que se carateriza por uma destruição massiva de glóbulos vermelhos. É devido à incompatibilidade sanguínea materno-fetal, que produz uma estratégia de luta e as defesas de mãe acabam destruindo os glóbulos vermelhos da criança. Hoje em dia, este tipo de incompatibilidades conhecem-se antes do parto e tomam-se as medidas necessárias. Note-se que este tipo de anemias são sempre adquiridas, aparecem durante a vida e nunca são hereditárias.

Anemia congênita

Por último, não podemos esquecer as anemias hereditárias ou congênitas em que aparece a anemia por uma fragilidade na constituição do individuo, ou por uma fragilidade e debilidade dos seus próprios glóbulos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
suzana Ezilda francisca da silva
Queria saber tenho todos esse sintoma e pior mais palidez
Domingos Mascarenha
As anemias sendo o emprobecimento da diminuição dos globos vermelhos.é necessario ter noções basica de alimentação,para que a pessoa possa saber o quanto é importante a diversificação da alimentação para adquirir os nutrientes necessario.e fazer do seu alimento o seu medicamento .
Vitória Canuto
Leocopenia associada a ferrentina baixa
joao
fui doar sangue .Nao sou doador compativel nao posso tomar qualquer tipo de remedio . Gostaria de saber que tipo de anemia eu tenho
marilia evora koroll
quais são os sintomas da ; anisocitose normocromia? e da ferritina alta, 227 ?
Ana
no meu resultado de exame de sangue deu RDW 15.L tenho 39 anos é perigoso?
Imagem: weartfestival.com
Quais são os tipos de anemia