Quais são os tipos de anemia

Quais são os tipos de anemia
Imagem: weartfestival.com

Como anemia entendemos o "empobrecimento do sangue por diminuição da sua quantidade total", como refere o dicionário da RAE. Desta forma, ocorre uma diminuição importante dos glóbulos vermelhos, um dos principais componentes do sangue. É comum que isto aconteça depois de uma hemorragia forte, embora possam ser outras as origens desta condição. Com base na causa originário, dão-se distintos tipos de anemia que podemos ver neste artigo de umComo.com.br.

Anemia por deficiência

Um dos tipos de anemia mais comuns é por deficiência, provocada porque na alimentação faltam-lhe os elementos que vão formar parte dos glóbulos vermelhos, como podem ser o ferro, a vitamina B12 ou certas proteínas. Ainda assim, ressalta-se que esta anemia nem sempre está causada por uma má ou deficiente alimentação. Em certas ocasiões, ocorre porque o organismo, embora ingira os alimentos adequados, tem problemas de metabolismo e não é capaz de os assimilar. Outras vezes, acontece pela eliminação de substâncias, nas dietas, que são fundamentais, como fazem algumas pessoas com a obsessão excessiva de emagrecer e suprimem drasticamente elementos necessários.

Anemia aplástica

Este tipo de anemia é causada por uma deficiência na medula óssea, e é aí onde se produzem os glóbulos vermelhos. Uma lesão na medula produz uma diminuição ou inclusive paralisação da atividade e produção deste componente sanguíneo. Em muitas ocasiões, este tipo de anemia produz-se pela inalação prolongada de vapores industriais de benzina, tolueno ou arsênico, entre outros. Além disso, as anemias aplásticas também podem ser produzidas como efeito secundário de alguns medicamentos. A recuperação deste tipo de anemias depende sempre do que este afeta a medula.

Anemia ferropriva

A anemia de tipo ferropriva implica uma diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue provocada pela escassez de ferro. A causa desta anemia pode ser devido a uma falha na absorção de ferro por parte do organismo, ou em que as reservas de ferro se esgotaram devido a hemorragias ou, inclusive, gravidez frequente. Pode tratar-se também de uma carência alimentar, embora esta causa seja realmente rara. Este tipo de anemia costuma dar-se na infância ou, apesar de não ser normal, pode dar-se quando se leva ao extremo uma dieta e coincide com um hemorragia como uma menstruação abundante.

Anemia perniciosa

Embora esta possa ser o tipo de anemia mais popular quanto ao nome, felizmente não é a mais frequente. A anemia perniciosa está produzida pela carência de vitamina B12. Evidentemente esta carência costuma ter a sua origem naquilo em que não é ingerido através da alimentação embora também possa ser pela incapacidade do organismo a assimilar. Ainda assim, ressalta-se que esta anemia não se caracteriza pela diminuição da hemoglobina do sangue, mas sim pelo contrário: desaparece uma boa quantidade de glóbulos vermelhos, mas os que permanecem aumentam de tamanho e cor. Estes são os chamados megaloblastos.

Anemia hemolítica

Este tipo corresponde à anemia hemolítico do recém nascido, que se carateriza por uma destruição massiva de glóbulos vermelhos. É devido à incompatibilidade sanguínea materno-fetal, que produz uma estratégia de luta e as defesas de mãe acabam destruindo os glóbulos vermelhos da criança. Hoje em dia, este tipo de incompatibilidades conhecem-se antes do parto e tomam-se as medidas necessárias. Note-se que este tipo de anemias são sempre adquiridas, aparecem durante a vida e nunca são hereditárias.

Anemia congênita

Por último, não podemos esquecer as anemias hereditárias ou congênitas em que aparece a anemia por uma fragilidade na constituição do individuo, ou por uma fragilidade e debilidade dos seus próprios glóbulos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.