Partilhar

Quais são os tipos de daltonismo

Quais são os tipos de daltonismo

O daltonismo é um defeito genético que afeta a visão e que faz com que diferentes cores não sejam vistas com a tonalidade autêntica. Isto ocorre porque há um problema com os cones oculares que não permitem perceber corretamente a cor recebida pelo olho. No entanto, existem diferentes tipos de daltonismo que podem ser mais ou menos leves, por isso, neste artigo de umComo.com.br vamos mostrar para você quais são para que conheça esta condição em profundidade. Continue lendo e saberá quais são os tipos de daltonismo que existem.

Também lhe pode interessar: Como tratar o daltonismo

O daltonismo e os seus sintomas

Quando uma pessoa apresenta daltonismo é quando é incapaz de distinguir as cores devido aos cones oculares (responsáveis por perceber as cores) terem um defeito genético. Dependendo do pigmento afetado segundo esta deficiência, podemos deparar-nos com a pessoa daltônica que tem dificuldades para distinguir o vermelho do verde ou o azul do amarelo.

Trata-se de um defeito de origem genética, por isso é hereditário, ou seja, uma pessoa recebe de seus genes um cromossomo X alterado. É mais comum que os homens sejam daltônicos, pois eles têm apenas um cromossomo X, se este estiver alterado, sofrerá de daltonismo. No entanto, as mulheres têm dois cromossomos X em seu corpo e para que uma seja daltônica terá de herdar os dois com este defeito.

Os sintomas do daltonismo são os seguintes:

  • Apresentar dificuldades na hora de diferenciar cores, sobretudo o vermelho e o verde (ainda que também haja casos, como já comentamos, com tons amarelos e/ou azuis).
  • Dificuldade para diferenciar tons que sejam muito similares (por exemplo, o amarelo e o laranja).
  • Pode ser detectado o daltonismo em crianças se observar que lhes custa aprender os nomes das cores.
Quais são os tipos de daltonismo - O daltonismo e os seus sintomas

Tipos de daltonismo

Agora que você já tem informação a respeito desta doença, é importante conhecer quais são os tipos de daltonismo pois, dependendo deles, a deficiência será maior ou menor. Dividem-se em três tipos:

  • Dicromatismo: é a forma mais habitual de daltonismo e afeta os cones oculares que captam a cor vermelha e a verde. O mais habitual é que este tipo de paciente confunda ambas as cores obtendo uma mistura dos dois tons em sua retina. Outra variante deste tipo de daltonismo é que afete os cones que captam as cores azuis e amarelas.
  • Tricromatismo anômalo: as pessoas que possuem este daltonismo costumam apresentar os três tipos de cones, mas confundem-os entre eles; ou seja, não fundem os tons e criam um novo, mas sim confundem-os e podem ver o vermelho verde ou o azul amarelado.
  • Acromatopsia: é o caso mais grave de daltonismo já que as pessoas que o possuem não podem captar nenhum tipo de cor e costumam ver o mundo em uma escala de cores cinzentas.
Quais são os tipos de daltonismo - Tipos de daltonismo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de daltonismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os tipos de daltonismo

Quais são os tipos de daltonismo
1 de 3
Quais são os tipos de daltonismo

Voltar ao topo da página