Quais são os tipos de demência

Quais são os tipos de demência

No geral, poderíamos definir a demência como um declive notável em todas as áreas da capacidade mental e, portanto, é uma doença cerebral. Isto ocorre porque as células do cérebro morrem antes do que deveriam se seguissem o processo de envelhecimento normal. Esta perda de uma quantidade excessiva de células cerebrais faz com que este órgão não atue como deveria. Ainda que o Alzheimer seja a tipologia de demência mais conhecida, na verdade existem outros tipos de demência muito comuns. Em umComo explicamos para você.

Doença de Alzheimer

O Alzheimer é, sem dúvida alguma, o tipo de demência mais conhecida pela população e podemos dividir esta doença em precoce ou tardia, se começa antes ou depois dos 65 anos. Nos países ocidentais, 70% das pessoas que sofrem de demência, é Alzheimer. Destaca-se que não há nenhum gene responsável para sofrer desta doença, ainda que existam evidências de que em muitos casos existe um vínculo genético, especialmente no Alzheimer precoce.

A doença de Alzheimer, além de destruir as células cerebrais, interrompe os neurotransmissores químicos que transportam a informação pelo cérebro. Por isso a memória e outras capacidades mentais ficam danificadas por problemas principais. O primeiro deve-se ao desenvolvimento de emaranhados de filamentos de proteínas nas células cerebrais; o segundo são as placas que se formam entre as células cerebrais.

Demência vascular

A demência vascular, incluindo demência multi-infarto, é o segundo tipo de demência mais comum e supõe 20% de todos os casos. Danifica os vasos sanguíneos que conduzem ao cérebro e que lhe fornecem oxigênio. Se há má circulação de sangue no cérebro, o fornecimento se reduz e as células cerebrais morrem. Na demência multi-infarto se produzem muitas mini embolias que cortam o fornecimento de sangue em parte do cérebro. As embolias são uma causa reconhecida da demência vascular e também se associaram com a debilidade ou a paralisia de uma parte do corpo, bem como com a perda do equilíbrio, a visão turva e problemas de fala. A demência multi-infarto pode ser progressiva, manifestando uma série de desmaios que, de fato, acarretam cada vez mais confusão e demência durante meses ou anos.

Demência de corpo de Lewy

Corresponde a 15% dos casos de demência e recebe o nome das minúsculas estruturas de proteínas que se criam dentro das células nervosas do cérebro dos pacientes. Estas pequenas estruturas são as que destroem o tecido cerebral e, portanto, afetam a concentração, a linguagem e a memória. As pessoas que sofrem deste tipo de demência são mais propensas a ter visões ou alucinações e a ter uma conduta anormal.

Demência relacionada com o álcool

Este é o tipo de demência menos comum, mas não há dúvida de que o excesso de álcool durante um longo período de tempo pode provocar danos cerebrais. A progressão desta demência está diretamente relacionada com a quantidade de álcool e a duração do abuso. Deixar de beber completamente é o único tratamento que existe para esta demência.

Outros tipos de demência

A seguir, listamos alguns outros tipos de demência que existem, bem como algumas doenças às que também pode estar relacionadas.

  • Demência frontotemporal
  • Demência em HIV/AIDS
  • Doença de Huntington
  • Esclerose múltipla
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Pick

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de demência, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Visite seu médico para se informar e conseguir o diagnóstico adequado.