Partilhar

Quais são os tipos de dor

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os tipos de dor

Dentro da espessura da pele existe uma variedade de pequenos órgãos de estrutura celular e arquitetura diferentes, que recebem sensações diferentes. Podemos sentir diferentes tipos de dor: superficial, profunda, de referência, nociceptiva e neuropática. A seguir explicamos-lhe cada tipo de dor e como a percebemos.

Dor superficial

A dor superficial é a que se sente quando a superfície do corpo é agredida, tem características muito particulares. Numa queimadura por exemplo tendemos a gerar movimentos defensivos com a finalidade de nos afastarmos da causa da dor.

Dor profunda

A dor profunda é mais aborrecida, oculta e difícil de localizar, normalmente acompanhada de ansiedade e inquietação. Deste modo pode objetivar-se as dores de origem visceral. Algumas vezes a dor é sentida numa zona distante do seu ponto de origem.

Dor de referência

Dor de referência é nome que se dá à dor que se localiza num sitio diferente da sua origem. Por exemplo, a de um rim que se refere a uma determinada região cutânea. Esta dor de referência tem o que se chama uma "distribuição matamérica". É como se as fibras nervosas que saem da medula espinal se fossem distribuídas em listras verticais.

A dor nociceptiva

A dor nociceptiva é causada pela estimulação de um sistema nervoso intato que funciona normalmente. Com a diferença no padrão de inervação, a dor nociceptiva pode ser classificada como:

  • Somática: áreas superficiais muito inervadas com uma localização precisa da dor.
  • Visceral: órgãos inervados difusamente com fraca localização da dor.

A dor neuropática

A dor neuropática é causada por um sistema nervoso com a sua função alterada. A lesão do sistema nervoso e a patologia causada podem encontrar-se em qualquer nível do neuroeixo. Pode existir uma ruptura na periferia causada por uma lesão direta aos nervos periféricos causando uma compressão, estiramento ou atrofiamento e infeção. Estas circunstâncias resultam numa lesão axial e pode apresentar-se um estado de dor persistente.

Veja também o nosso artigo sobre quais são os tipos de dor de cabeça.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de dor, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os tipos de dor

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os tipos de dor
Quais são os tipos de dor

Voltar ao topo da página