Quais são os tipos de frequências cardíacas

Quais são os tipos de frequências cardíacas

Existem vários tipos de frequências e ritmos cardíacos, dependendo do momento, elas são medidas por pulsações por minutos. Com o exercício e esforço físico, a frequência com que o coração bombeia o sangue vai aumentando, para que seja possível o sangue se repartir por todos os músculos. Para além disso devemos saber o nosso limite para não prejudicar o nosso sistema cardiovascular. Neste artigo de umComo iremos explicar quais são os tipos de frequência cardíaca.

Frequência cardíaca em repouso

Ela é determinada quando a pessoa esta sentada e tranquila, sem fazer qualquer esforço físico. Variando consoante a genética, estado físico, estado psicológico, condições ambientais, posição, idade e sexo. No entanto o habitual para as mulheres é uma pressão cardíaca entre 78 e 84 pulsações por minutos, e 72 a 78 no caso dos homens.

Frequência cardíaca em esforço

Esta medição é calculada enquanto se realiza exercício físico, e é superior a frequência cardíaca em repouso, isto porque os músculos necessitam de mais oxigênio e a respiração aumenta consequentemente o ritmo cardíaco.

Frecuencia cardíaca basal

A frequência cardíaca basal corresponde ás pulsações mais baixas que podemos alcançar em repouso absoluto. Para a calcular é necessário medi-la imediatamente depois de acordarmos e sem nos levantarmos da cama para não realizar qualquer tipo de esforço físico. De modo que a média é calculada a partir da pressão de 3-5 dias.

Frequência cardíaca máxima

Trata-se da pulsação máxima (teoricamente) que se pode alcançar num exercício de esforço, sem por em risco a saúde, sempre que exista uma condição física boa. A fórmula mais usada para calcular este tipo de frequência é com a seguinte operação:

  • Homens: 220 - Idade
  • Mulheres: 226 - Idade

Por outro lado, também podemos obter este valor através de um exame médico como a prova de esforço.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de frequências cardíacas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.