Gangrena

Quais são os tipos de gangrena

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os tipos de gangrena

A gangrena é a morte do tecido de uma parte do corpo devido à falta de fluxo sanguíneo. O seu aparecimento pode ser ocasionado por infecções, traumatismos, doenças vasculares e é necessário receber o adequado tratamento da gangrena. Podemos encontrar vários tipos de gangrenas e estas se distinguem por sua origem e por seu aspecto, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os tipos de gangrena.

Também lhe pode interessar: Qual é o tratamento para a gangrena

Índice

  1. Gangrena seca
  2. Gangrena úmida
  3. Gangrena gasosa
  4. Gangrena interna
  5. Gangrena Fournier
  6. Gangrena de Meleney

Gangrena seca

A gangrena seca caracteriza-se por apresentar a pele seca, de coloração azul ou negra. Costuma-se desenvolver lentamente e é indolor para o paciente. Seu aparecimento está diretamente relacionado com as doenças dos vasos tais como a diabetes e a aterosclerose.

Gangrena úmida

A gangrena úmida é conhecida pelo aspecto molhado. Sua principal origem é a infecção bacteriana de uma ferida (queimadura, úlcera, picada). Existe o aparecimento de bolhas e inchaço da zona devido à libertação das toxinas invasoras. Tudo isso conduz a uma obstrução da irrigação sanguínea e o agravamento da infecção, já que o corpo luta contra ela mas como não existe fluxo sanguíneo, os glóbulos brancos não podem chegar à zona afetada.

Gangrena gasosa

A gangrena gasosa costuma ser de origem insidiosa, já que podemos observar uma pele saudável em seus princípios, mas assim que o problema vai evoluindo, pode ser observada palidez da pele e chegando a pegar uma cor cinza ou vermelha. Pode ser diferenciada de outras porque ao apalpar é possível notar a presença de ar (crepitantes). Costuma afetar os tecidos musculares e sua causa comum é uma infecção bacteriana; suas toxinas libertam gás, oprimindo a circulação sanguínea, resultando na morte do tecido.

Gangrena interna

A gangrena interna denomina-se assim porque afeta um ou vários órgãos (vesícula biliar, intestinos,...). A gangrena aparece quando o fluxo do órgão se vê comprometido pelo aparecimento de uma massa, uma hérnia... Deve ser tratada por sua gravidade e pode ser manifestada mediante dor e febre.

Gangrena Fournier

A gangrena Fournier é originada nos órgãos genitais e aparece com as infecções do trato urinário ou da zona genital. Ocorre com dor, avermelhamento e inchaço e é pouco comum.

Gangrena de Meleney

Este tipo de gangrena costuma aparecer depois de uma intervenção cirúrgica, é causada por uma infecção e costuma aparecer depois de 2 ou 3 semanas após a intervenção. Seu sintoma principal são as lesões muito dolorosas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de gangrena, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os tipos de gangrena