Quais são os tipos de meningite

Quais são os tipos de meningite
Imagem: kanecountyconnects.com

As meningites são doenças que podem ser ou não contagiosas, tratando-se de uma inflamação das meninges. A meninge é a membrana que reveste todo o encéfalo e medula óssea.

Sendo uma infecção numa área tão importante para o organismo, aquando do diagnóstico é muito importante saber que tipo de meningite é a causa da infecção. Com este artigo de umComo.com.br vamos dar a conhecer quais são os tipos de meningite.

Meningite viral

Como o nome indica é um tipo de meningite causada por vírus. De todos os tipos de meningite é o menos perigoso, e normalmente nem necessita de medicação para ser resolvido. Muitas vezes acaba por ser confundido com um resfriado ou gripe devido à parecença dos seus sintomas, que podem ser febre, mal estar e dores no corpo.

A sua transmissão acontece quando temos contacto direto com secreções de pessoas infectadas.

Meningite Bacteriana

Este tipo de meningite pode ser causado por várias bactérias diferentes. E dependendo da bactéria que for a causadora o tratamento será adequado.

Durante o tratamento serão usados os princípios ativos específicos para combater aquele tipo de bactéria. Existem muitas bactérias que podem causar meningite, no entanto as mais comuns são as seguintes:

  • Estreptococos, são beta-hemolíticos do grupo B. São Gram positivos que causam meningite em recém-nascidos.
  • Heamephilus influenzae, é um bacilo gram negativo que causa a maioria das meningites em crianças entre 1 mês a 2 anos de idade. Antes da instalação dos programas de vacinação era a maior causadora de infeções.
  • Streptococcus pneumoniae, é um Gram-positivo, que também causa pneumonia, ajudando a infectar as meninges em pessoas com problemas de imunidade como idosos e portadores de HIV.
  • Neisseria meningitidis, que também é conhecido por meningococo, é um Gram-negativo causador de meningite em todas as idades. É comum por originar surtos em comunidades num curto espaço de tempo.
  • Listeria monocytogenes, é um bacilo Gram-positivo que causa infeções em idosos, portadores de HIV, pessoas que tenham sofrido transplantes, câncer ou imunossuprimidos. Bem como crianças pequenas.
Imagem: motherorientedmidwifery.com

Meningite fúngica

A meningite pode ainda ter uma causa fúngica, sendo a infeção criada por fungos. É das menos comuns. No entanto sendo infetado, esta pode levar a um estado crônico da doença. Os sintomas são semelhantes aos outros tipos de meningite, representando a necessidade de cuidados hospitalares, e de anti-fungicidas. É um tipo de meningite que precisa de cuidados mas que não se transmite de pessoa para pessoa.

Meningites não infeciosas

Existem certos tipos de meningite que podem aparecer por quadros clínicos não infeciosos. Como por exemplo o alastramento de câncer para as meninges. Certos medicamentos também podem ajudar a desenvolver meningite, principalmente anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos e imunoglobulinas intravenosas.

Pode ser desenvolvida por outras doenças inflamatórias como sarcoidose, doenças do tecido conjuntivo e algumas vasculites.

Agora já sabe quais são os tipos de meningite, consulte também como a meningite é transmitida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de meningite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.