Partilhar

Quais são os tratamentos para engravidar

O sonho de muitos casais é ter um bebê, mas por vezes não o conseguem de forma natural. Se após um ano de tentarem ter uma gravidez bem-sucedida não conseguirem, devem consultar um especialista para verificar o estado de saúde de ambos. Os motivos pelos quais podem levar o casal a não conseguir conceber naturalmente são vários, pode existir algum problema na ovulação, alguma alteração nos ovários, algum problema com os espermatozoides, entre outros. Felizmente, existem tratamentos indicados para casais que não conseguem engravidar sozinhos e que devem ser escolhidos consoante cada situação. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os tratamentos para engravidar.

Também lhe pode interessar: Como engravidar de gêmeos
Passos a seguir:
1

Indução da ovulação. Este tipo de tratamento para engravidar é recomendado para mulheres com um período fértil bastante irregular, como acontece em casos de ovários policísticos. Na indução da ovulação a mulher começa por tomar algum medicamento para promover o crescimento de folículos ovarianos. Quando estes estiverem no tamanho ideal, a mulher toma outro medicamento que irá ajudar a liberar óvulos, para posteriormente serem fertilizados. Neste tipo de tratamento é também feito um ultrassom transvaginal, em que o médico calcula a data ideal em que o casal deve manter relações sexuais. Os medicamentos utilizados neste método podem ter alguns efeitos colaterais como retenção de líquidos, alterações de humor inchaço, pequeno desconforto local e em casos raros algumas mulheres podem apresentar uma resposta ovariana excessiva.

Quais são os tratamentos para engravidar - Passo 1
2

Inseminação artificial. A inseminação artificial é indicada para casos em que existe problemas com a passagem de espermatozoides pelo colo uterino, devido à espessura do muco cervical, ou em casos em que o homem apresenta alterações no espermograma, quando possui poucos espermatozoides ou quando estes não são muito ágeis. Neste tratamento para engravidar, os médicos separam alguns espermatozoides do homem e introduzem-nos no útero da mulher, através de uma cânula para depois estimular a ovulação. Normalmente, antes e depois da inseminação artificial a mulher toma alguns medicamentos à base de progesterona, para aumentar as chances de engravidar. Os riscos deste método para engravidar são quase inexistentes.

3

Fertilização in vitro. Este método de reprodução assistida é recomendado em casos de endometriose grave, trompas obstruídas, alterações graves no sêmen ou em casos em que não se obteve sucesso com métodos de baixa complexidade, como a inseminação artificial. Na fertilização in vitro a fecundação é feita fora da corpo da mãe, em que os médicos retiram os óvulos da mulher e os espermatozoides do homem. É feita uma separação dos melhores espermatozoides, para depois serem introduzidos dentro do óvulo no laboratório. Depois da fertilização, o embrião permanece em uma estufa entre 3 a 5 dias e depois é implantado no útero materno. Após este processo, a mulher deve tomar alguns medicamentos prescritos pelo médico e, depois de alguns dias deverá realizar um teste de gravidez ou em ultrassom pélvico, para saber se este tratamento foi ou não bem sucedido. Saiba mais sobre a fertilização in vitro, lendo o nosso artigo.

4

Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). Este tratamento para engravidar funciona da mesma forma que a fertilização in vitro, em que apenas um espermatozoide é escolhida para ser injetado no óvulo. A principal diferença deste método é que a agulha utilizada para colocar o espermatozoide dentro do óvulo tem um diâmetro quase oito vezes menor que um fio de cabelo. A injeção intracitoplasmática de espermatozoides é indicada em casos de poucos óvulos (normalmente em mulheres mais velhas), ou em casos de alterações importantes no sêmen. Neste método pode ocorrer um pequeno desconforto abdominal, alterações de humor e, em situações mais raras pode haver sangramento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tratamentos para engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se já está à mais de um ano a tentar engravidar e ainda não conseguiu, consulte o seu médico para verificar o seu estado de saúde e do seu parceiro.

Escrever comentário sobre Quais são os tratamentos para engravidar

1 comentário
francis
Como fico sabendo se o bicarbonato. De sódio. De serto

1 de 5

Voltar ao topo da página