PARTILHAR

Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas

Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas
Imagem: pulsetoday.co.uk

Os eosinófilos são células do sangue que se desenvolvem na medula óssea e que são responsáveis por defender o organismo contra parasitas e certos tipos de infecções. Em pessoas normais, os eosinófilos constituem entre 1 e 6% dos glóbulos brancos, sendo possíveldetectar sua presença em um exame de sangue. O nível normal de eosinófilos varia entre 0 e 4%, ou seja entre 50 e 500 ml, mas o que acontece quando os valores são diferentes? No umCOMO explicamos isso.

Também lhe pode interessar: Quais são os valores normais de neutrófilos

Eosinófilos altos

O aumento na porcentagem de eosinófilos no sangue pode ser devido a condições como:

  • Uma reação alérgica;
  • Asma;
  • Uma infecção parasitária intestinal ou de outro tipo;
  • Doença vascular do colágeno;
  • Transtornos da medula óssea;
  • Inflamações na pele como a dermatite;
  • Apesar de ser menos frequente, pode indicar também a presença de células anormais, como certos tipos de câncer.

Os sintomas do aumento de eosinófilos no sangue serão os da doença que o produz, isso quer dizer que se for uma infecção intestinal por parasitas o paciente sofrerá de diarreia, dor abdominal, mal-estar, etc. Por isso o tratamento será destinado a tratar diretamente a doença que produz o aumento desses glóbulos brancos.

Eosinófilos altos, como tratar?

O nível alto de eosinófilos é conhecido como a condição de eosinofilia, que é detectada a partir de uma análise sanguínea. O tratamento exato só pode ser prescrito quando se sabe qual é a doença que altera estes níveis no sangue e pode variar muito: de um antialérgico a uma quimioterapia.

E a partir dessas informações, com os eosinófilos acima do normal, muita gente quer saber:

Ter eosinófilos altos é grave?

A resposta para essa pergunta também dependerá da causa dessa alteração nos valores. Fato é que ter os valores alterados significa que algo não vai bem com a sua saúde. Sabendo disso, um médico deverá te avaliar e analisar o exame para chegar a um diagnóstico que pode tanto alertar para uma reação alérgica temporária, parasitas ou então uma doença mais grave como as citadas anteriormente.

Dica: Confira também o que pode ser lipase alta no exame de sangue.

Eosinófilos baixos

Um baixo nível de eosinófilos inferior a 50 ml indica que o sistema imunológico do paciente pode estar comprometido de forma importante. Isto pode ser devido a:

  • Reações alérgicas agudas;
  • Reação depois de uma cirurgia importante;
  • Se aparecer na gravidez pode ser por causa da eclampsia;
  • Doenças que comprometem o sistema imunológico, como o HIV.

Eosinófilos zero

Algumas pessoas poderão notar no exame de sangue os valores do eosinófilos 0. Saiba que os limites de referência para a contagem de eosinófilos incluem o zero. Eles só são considerados baixos quando estão abaixo disso

Se seus valores de eosinófilos estiverem alterados, o mais recomendável é visitar um hematologista para uma revisão completa.

Informe-se também: O que significa Gama Glutamil Transferase

Basófilos

Na análise em que se observa os eosinófilos também podem aparecer os valores dos basófilos, que são as células brancas provenientes da medula óssea e ajudam no combate a infecções. Eles circulam pelo corpo todo e reagem contra infecções em conjunto com outras células. O normal é que uma pessoa saudável tenha a contagem baixa de basófilos, mas se esse índice for muito baixo pode ser um sinal de imunidade baixa.

Já os valores alterados altos de basófilos pode indicar alergias, infecções ou transtornos do sangue. Para acessar os valores de referência, informe-se com o artigo sobre Quais são os valores normais dos basófilos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
47 comentários
A sua avaliação:
luciana
o resultado da minha filha de 10 anos para eosinofilos deu 55/mm3 e normal?
alessandro bork
oi assim meu filho tem 5 anos fara 6 em setembro o eosinofilos dele deu 600 mas ele quando fex ja estava com infecçao respiratoria e naquela senama ja tinhamos no medico e receitaram antibiotico ,sera que foi por ele estar com infecçao respiratoria que deu alto ?? o normal seria de 0 a 300
FATIMA NONATO MATIAS BONIFACIO
CRIANÇA COM 12 ANOS COM DIABETES TIPO 1 EOSINOFILIA DISCRETA 15% 1023m. E PARA SE PREOCUPAR?
Janaína Santos
Fiz um exame de sangue e o eosinófilos deu alterado 29 ,o que significa
AGOSTINHO FORTES B PEREIRA
Em um hemograma que fiz o resultado foi: eosinófilos.....935/mm3...11% Estou um pouco preocupado porque já fui a dois médicos e êles não me deram nenhum ddiagnóstico
janaina
Boa noite,o valor no exame do meu filho de 7 anos deu Eosinófilos 14 sendo que na referência esta de 2 á 4 será que devo ficar preocupada já que existem outras alterações nos exames?
esmeraldo furtiuna caiombo
Qual é a célula com mais números
Santos
No exame que fiz apareceu o eosinófilos como valor de 592 será que é normal?
Felipe
Meu exame deu esionófilos 1,4 e 81, o q seria considerado normal comparado nesse site. Mas os VR no meu exame marcam de 2 a 5 e de 100 a 300, indicando abaixo se comparar. Agora não sei o que pensar...
mayck lima
boa tarde meo eosinofilos deu 0 e 0 em uma escala de 2 a 8 esta muito baixo me explica, e meu linfocitos deu 12 em uma escala de 25 a 60... obg
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mayck! São várias as condições que podem causar valores de eosinófilos baixos, pelo que o melhor é consultar o seu médico para que juntos descubram a causa desta descida de valor. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
regina
meu exame de sangue deu 0 Eosinofilos o que significa/
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! Um valor de eosinófilos abaixo de 50 ml pode significar que algo está errado no sistema imunológico, por isso é muito importante ir no médico e mostrar o resultado dos exames feitos.
A sua avaliação:
josilene
meu filho tem 4 anos e o eosinofilos deu um valor 12.1 e/mm3 783 o que pode ser
A sua avaliação:
Marcos Sales Cavalcanti
gostei dos artigos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Eugenio de Brito
Fiz exame de sangue no dia 11/11/2016 e, constatou que o Eosinofilos está com 7% o que eu faço? por favor.
A sua avaliação:
jonas
fiz um exame de sangue e deu 11,9porcento 988 m\l de eosinofilos gostaria de saber se e normal ou nao aguardo resposta ok
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jonas! Os valores normais de eosinófilos encontram-se entre 0 e 4%, ou seja entre 50 e 500 ml, por isso os seus valores estão acima dos considerados normais. Por isso, você deve consultar o seu médico e seguir as suas indicações para baixar este valor. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
jonas costa maia
fiz um exame de sangue deu 11,9 por cento e988 m\l de eosinofilos gostaria de saber se tabem ou nao
A sua avaliação:
alessandra botelho
boa noite gostaria de saber o que pode ser os meus resultado do exame; leucocitos 3.020/mm, bastonetes 0 porcento, segmentados 67 porcentos 2.023 mm, Eosinofilos 2 porcento 60mm, linfolitos 27 porcento 815mm, monocitos 4 porcento 121mm. obrigada pela sua ajuda
A sua avaliação:
IRACEMA VARGAS DE OLIVEIRA
Minha mãe tens o valor de 630 mm3 de eosinófilos no sangue, mas volta e meia ela sente muita coceira e por esta razão procurei um alergista, tens alguma razão de ele ter dado acima dos valores.
A sua avaliação:
jose wellington muniz
no exame de sangue deu um resultado de Eosinófilos de 7% 519/mm3. Esse resultado é nivel alto ou baixo.
A sua avaliação:
CLAUDIA MACHADO
O exame do meu filho de 9 anos deu 1008 de eosinófilos. ele teve a quase um mês atrás uma picada de inseto na perna onde inchou e focou vermelho. poderia ser disso? Tomou medicamento e passou pomada que a médica indicou.
Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas
Imagem: pulsetoday.co.uk
Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas

Voltar ao topo da página ↑