Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas

Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas
Imagem: pulsetoday.co.uk

Os eosinófilos são células do sangue que se desenvolvem na medula óssea e que são responsáveis por defender o organismo contra parasitas e certos tipos de infecções. Em pessoas normais, os eosinófilos constituem entre 1 e 6% dos glóbulos brancos, sendo possíveldetectar sua presença em um exame de sangue. O nível normal de eosinófilos varia entre 0 e 4%, ou seja entre 50 e 500 ml, mas o que acontece quando os valores são diferentes? No umCOMO explicamos isso.

Eosinófilos altos

O aumento na porcentagem de eosinófilos no sangue pode ser devido a condições como:

  • Uma reação alérgica;
  • Asma;
  • Uma infecção parasitária intestinal ou de outro tipo;
  • Doença vascular do colágeno;
  • Transtornos da medula óssea;
  • Inflamações na pele como a dermatite;
  • Apesar de ser menos frequente, pode indicar também a presença de células anormais, como certos tipos de câncer.

Os sintomas do aumento de eosinófilos no sangue serão os da doença que o produz, isso quer dizer que se for uma infecção intestinal por parasitas o paciente sofrerá de diarreia, dor abdominal, mal-estar, etc. Por isso o tratamento será destinado a tratar diretamente a doença que produz o aumento desses glóbulos brancos.

Eosinófilos altos, como tratar?

O nível alto de eosinófilos é conhecido como a condição de eosinofilia, que é detectada a partir de uma análise sanguínea. O tratamento exato só pode ser prescrito quando se sabe qual é a doença que altera estes níveis no sangue e pode variar muito: de um antialérgico a uma quimioterapia.

E a partir dessas informações, com os eosinófilos acima do normal, muita gente quer saber:

Ter eosinófilos altos é grave?

A resposta para essa pergunta também dependerá da causa dessa alteração nos valores. Fato é que ter os valores alterados significa que algo não vai bem com a sua saúde. Sabendo disso, um médico deverá te avaliar e analisar o exame para chegar a um diagnóstico que pode tanto alertar para uma reação alérgica temporária, parasitas ou então uma doença mais grave como as citadas anteriormente.

Dica: Confira também o que pode ser lipase alta no exame de sangue.

Eosinófilos baixos

Um baixo nível de eosinófilos inferior a 50 ml indica que o sistema imunológico do paciente pode estar comprometido de forma importante. Isto pode ser devido a:

  • Reações alérgicas agudas;
  • Reação depois de uma cirurgia importante;
  • Se aparecer na gravidez pode ser por causa da eclampsia;
  • Doenças que comprometem o sistema imunológico, como o HIV.

Eosinófilos zero

Algumas pessoas poderão notar no exame de sangue os valores do eosinófilos 0. Saiba que os limites de referência para a contagem de eosinófilos incluem o zero. Eles só são considerados baixos quando estão abaixo disso

Se seus valores de eosinófilos estiverem alterados, o mais recomendável é visitar um hematologista para uma revisão completa.

Informe-se também: O que significa Gama Glutamil Transferase

Basófilos

Na análise em que se observa os eosinófilos também podem aparecer os valores dos basófilos, que são as células brancas provenientes da medula óssea e ajudam no combate a infecções. Eles circulam pelo corpo todo e reagem contra infecções em conjunto com outras células. O normal é que uma pessoa saudável tenha a contagem baixa de basófilos, mas se esse índice for muito baixo pode ser um sinal de imunidade baixa.

Já os valores alterados altos de basófilos pode indicar alergias, infecções ou transtornos do sangue. Para acessar os valores de referência, informe-se com o artigo sobre Quais são os valores normais dos basófilos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.