Quais são os valores normais de ferro

Quais são os valores normais de ferro
Imagem: fundacionsandraibarra.org

O ferro sérico mede-se através de uma amostra de sangue que se extrai com punção venosa. Aconselha-se realizar o exame de manhã, já que é o período do dia em que os valores de ferro estão mais altos. O mais comum é que um médico avalie os níveis de ferro nos exames de controle anuais ou quando suspeita de um possível déficit de ferro. Em umComo.com.br ajudamos você a conhecer quais são os valores normais de ferro.

Valores normais de ferro

Depois da punção venosa e da análise do sangue em laboratório seu médico lhe proporcionará o resultado da analítica. Para revelar a quantidade de ferro no sangue veja o resultado na parte do hemograma. Os valores que mostram a quantidade de ferro no sangue são as hemácias, a hemoglobina e o hematócrito.

É importante saber que os resultados numéricos das análise podem variar segundo o laboratório que analisa a amostra. Por isso, os valores de ferro expressos a seguir são aproximados.

As hemácias

Podem oferecer dados de saúde como a presença de anemia - déficit de ferro - já que as hemácias são as responsáveis por transportar a hemoglobina, uma proteína que leva oxigênio aos tecidos. A diminuição das hemácias manifesta-se com cansaço e fadiga. Os valores normais de hemácias no sangue são:

  • A mulher: entre 4 e 5,2 milhões/mm3
  • O homem: entre 4,5 e 5.9 milhões/mm3

A hemoglobina

A concentração de hemoglobina (Hb) no sangue oferece-nos dados complementares sobre a possível alteração do número de hemácias. Quando o nível de hemoglobina está abaixo da faixa normal detecta-se uma anemia que pode ser de diferentes origens: anemia primária, gravidez, doenças renais, desordens alimentares... Um nível baixo de hemoglobina costuma ser acompanhado de um nível baixo de hematócrito. Os valores normais de hemoglobina no sangue são:

  • Na mulher: entre 12 e 16 g/dl
  • No homem: entre 13,5 e 17,5 g/dl

O hematócrito

O hematócrito (Hto) é a porcentagem de massa do eritrócito com relação ao volume sanguíneo. Proporciona os dados para o cálculo dos valores hematimétricos os quais podem detectar diferentes tipos de anemia (megaloblástica, ferropênica...). Os valores normais de hematócrito são para:

  • As mulheres: entre 36 e 46%.
  • Os homens: entre 41 e 53%.

Valores normais de ferro

Quando os níveis de ferro são superiores aos normais isso pode indicar: déficit de vitamina B12, intoxicação com ferro, morte do tecido hepático, anemias hemolíticas ou múltiplas transfusões de sangue.

Por outro lado, quando os níveis de ferro são inferiores pode ser um sinal de: sangramento, absorção insuficiente de ferro, gravidez ou dieta baixa em ferro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.