Quais são os valores normais de pressão arterial

Quais são os valores normais de pressão arterial

Medirmos a tensão ou medir a nossa pressão arterial é um ato rotineiro que devemos levar a cabo para verificar se não sofremos de nenhum problema de saúde, como a hipertensão (tensão alta) ou a hipotensão (tensão baixa), entre muitas outras. Por isso mesmo, é fundamental saber como se mede a tensão, mas também é necessário entender os resultados desta medição e é por isso que neste artigo de umComo explicamos-lhe em detalhe quais são os valores normais de pressão arterial.

O que se consideram valores normais

Em primeiro lugar devemos destacar o fato de serem muitos os fatores que influenciam os valores da pressão arterial de cada pessoa, como pode ser o sexo, a idade, os hábitos, a alimentação.. Assim como outras variáveis do momento em que se mede a tensão como o esforço, a digestão, as emoções, as excitações, o sono, etc.

É por todas estas circunstâncias, juntamente com muitas outras, que os números têm uma relativa fiabilidade e devem ser acompanhados com o estudo de todos os fatores. Ainda assim, os valores normais foram estabelecidos, dentro dos quais e tendo em conta uma margem ampla, se considera uma pressão sanguínea correta.

O que indicam os valores

O primeiro valor indicado na coluna de mercúrio do esfigmomanômetro indica a pressão máxima do sangue na rede arterial, que corresponde à contração do ventrículo (sístole) do nosso coração. Enquanto que o segundo número indica a pressão sanguínea mínima nas artérias, a pressão diastólica, correspondente ao relaxamento máximo do ventrículo.

Na maioria dos países a tensão é expressa em milímetros de mercúrio, embora no mundo hispânico se possa indicar em centímetros. Ou seja, aqui falamos por exemplo de uma tensão de 12 e 8, enquanto que noutros lados se diria 120 e 80. O que este valor indica é que a nossa tensão é capaz de subir 12 cm na coluna de mercúrio.

Tabela de valores normais

Estes são os valores considerados normais:

  • A pressão sistólica entre 10 e 14 cm de Hg (100 e 140 mm)
  • A pressão diastólica entre 6 e 9 cm de Hg (60 e 90 mm)

O mais recomendável seria ter uma pressão sistólica que não supere os 12 cm (máximo 13) e a diastólica abaixo dos 9 cm de Hg. Devemos salientar que com a idade a tensão tende a subir, visto que os vasos sanguíneos perdem elasticidade. Os valores normais de pressão arterial são portanto um pouco mais elevados durante a idade adulta.

Acima destes valores, ocorre a hipertensão (a partir de 14 e 9) também conhecida como tensão alta, enquanto as pessoas que têm os valores baixos são as que sofrem de hipotensão, ou tensão baixa.

Como se mede a tensão

Atualmente, o aparelho mais usado para medir a tensão é o chamado esfigmomanômetro, composto por uma bolsa e uma pipeta de borracha conectada por um tubo à coluna de mercúrio que registrará a nossa pressão em centímetros. Trata-se de uma medição muito simples, que não supõe nenhum tipo de dor e é feita muito rapidamente.

A importância de manter uma boa pressão arterial

A pressão arterial é a força com que o sangue viaja pelo nosso corpo, por isso é importante manter os valores adequados para garantir ao máximo a saúde cardíaca. A pressão arterial alta é uma condição bastante comum que põe em risco a saúde do coração, tornando-nos mais propensos a sofrer de doenças cardíacas. Seguir uma dieta adequada e tomar a medicação indicada por um especialista, é fundamental para melhorar este quadro.

Por sua vez, a pressão arterial baixa, um transtorno menos comum, pode originar problemas circulatórios e a perda da consciência. Perceber bem a forma de atuar perante uma queda de tensão e cuidar da alimentação, é prioritário para garantir o nosso bem-estar.

Leitura complementar: Lista de batimentos cardíacos normais por idade

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.