Partilhar

Quais vacinas a gestante deve tomar

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais vacinas a gestante deve tomar

Existem algumas vacinas que são imprescindíveis que a mulher que deseja ter filhos tome. Embora sejam melhores de fazer até mesmo antes de iniciar a gestação, podem ser recebidas durante a gravidez, inclusive, quando a mulher não se lembra de ter feito. Devido à importância do assunto, veja quais vacinas a gestante deve tomar com as informações que o umComo.com.br coletou a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Benefícios da hidroginástica para gestantes
Passos a seguir:
1

As vacinas que a gestante deve tomar vão permitir que os anticorpos que são adquiridos com elas sejam transferidos ao feto. Os anticorpos são células de defesa que são recebidas em todas as vacinações, cada uma referente a determinada doença. Entre as doses mais importantes, está a da Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche), que deve ser recebida entre a 27 e 36 semanas de gestação. A mulher grávida se vacinar contra o tétano é especialmente importante para prevenir a doença no momento em que o cordão umbilical pode ser cortado com instrumentos contaminados.

Quais vacinas a gestante deve tomar - Passo 1
2

Essa doença é causada por uma bactéria responsável pela produção da toxina que paralisa os músculos, inclusive do sistema respiratório, o que pode resultar em parada respiratória. Já a coqueluche, causada pela bactéria Bordetella pertussis, é bastante comum de acometer bebês até um ano de idade, sendo que hoje em dia as taxas de mortalidade da doença nesse grupo estão altas. Isso se deve inclusive às complicações da doença, que incluem danos cerebrais, pneumonia, insuficiência respiratória e convulsões. Recém-nascidos estão muito suscetíveis a essa doença, sendo que a transmissão costuma ocorrer em casa, pela mãe.

3

Enquanto isso, a difteria também transmitida por bactéria pode provocar um edema no pescoço, levando à asfixia. Esse quadro é especialmente grave em bebês. Outra vacina que as gestantes devem tomar é contra a Hepatite B, a partir do segundo trimestre de gravidez, sendo que ao total são três doses. A doença que causa uma inflamação no fígado podendo levar a uma situação crônica quando não curada é comum e que nem sempre é fácil de ser diagnosticada porque os seus sintomas são comuns a outras doenças. Entre eles, estão náuseas, vômito, dor nos músculos e mal-estar.

4

A gestante infectada pode transmitir a doença ao feto durante a gravidez ou no parto. Nesse caso, a hepatite B pode se tornar crônica no bebê, o que acontece na maioria dos casos. Além disso, quando ocorre a contaminação, ao se tornar adulto pode sofrer de cirrose hepática e mesmo câncer hepático. Outra vacina que a gestante deve tomar é contra a Gripe, o que é recomendado fazer em qualquer momento da gestação. Como as mulheres grávidas estão no grupo mais suscetível à doença é importante prevenir-se, além de proteger o bebê. Quando a gripe evolui pode levar à morte devido a complicações, entre elas, pneumonia.

Confira também o nosso artigo sobre como aplicar vacina H1N1.

5

No entanto, essa vacina é contraindicada a quem possui alergia ao ovo. Essas três vacinas que as mulheres grávidas devem tomar são oferecidas gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Existem ainda vacinas que devem ser tomadas pelas gestantes em casos específicos, como a contra a Hepatite A, sendo recomendada a mulheres que durante a gravidez viajam para locais com condições sanitárias precárias, já que essa infecção é causada por alimentos e água contaminada. A vacina contra a meningite também deve ser tomada em alguns casos, como quando existem surtos da doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais vacinas a gestante deve tomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais vacinas a gestante deve tomar

Quais vacinas a gestante deve tomar
1 de 3
Quais vacinas a gestante deve tomar

Voltar ao topo da página