Partilhar

Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 23 março 2020
Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana

Quando ficamos doentes pode ser que o motivo seja por culpa de um vírus ou por culpa de uma bactéria. Dependendo disto, o tratamento da nossa condição terá que ser um ou outro e um médico terá que o diagnosticar pois é complicado saber a diferença entre uma infeção viral e uma infeção bacteriana devido aos seus sintomas serem muito idênticos. No entanto, embora seja difícil, não é impossível e se houver alguns sinais que nos possam ajudar a saber a origem da nossa doença, melhor ainda. Neste artigo de umComo vamos lhe indicar alguns métodos que tem para saber se é viral ou bacteriana, mas o mais recomendável é ser um especialista a indicar isso.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre gripe e resfriado
Passos a seguir:
1

A diferença essencial entre uma infeção viral e uma bacteriana é a forma de desenvolvimento da doença no seu organismo. Deve ter em conta que as bactérias são organismos de uma só célula e que se multiplicam. Os vírus, por sua vez, não se dividem mas invadem uma célula e apoderam-se dela fazendo com que apenas se possa parar com agentes anti-virais que eliminem este vírus desde dentro.

Como referimos, os sintomas destas infeção são bastante idênticos e costumam incluir aspectos como:

  • Aparecimento de febre
  • Náuseas e/ou diarreia
  • Mucosidade nasal e de peito
  • Mal-estar geral
  • Dor de garganta
2

Para saber a origem da sua infeção é importante que consulte um médico para que este a possa desvendar através de exames, mas existem alguns sinais que podem ajudar a identificar se a causa é viral ou bacteriana como, por exemplo, ter em conta a duração da doença. Quando a condição é causada por um vírus costuma durar desde os 3 até aos 10 dias e os primeiros dias é quando se sente mais abatido e com uma pior sensação.

Por sua vez, as infeções bacterianas costumam durar mais de 7 dias e a progressão do mal-estar costuma ir crescendo. Ou seja, sente-se pior nos últimos dias do que nos primeiros porque a bactéria está incidindo no seu interior.

Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana - Passo 2
3

Embora já tenhamos falado dos sintomas gerais de ambas as infeções, a verdade é que a dor de cabeça costuma ocorrer em maior medida por infeções causadas por vírus. De qualquer forma, este não é um dado 100% fiável, porque pode se dar o caso de uma bactéria também produzir dor de cabeça, neste caso o melhor é consultar um especialista.

4

Outra forma de conseguir diferenciar uma infeção viral de uma bacteriana é observar a mucosidade. A cor que apresenta o muco pode nos ajudar a determinar a origem da condição:

  • Se for de cor claro e com uma textura líquida, a infeção é viral.
  • Se for espesso e de uma cor mais forte (amarelo, laranja, verde) é produzido por uma bactéria.

Neste artigo de umComo damos-lhe alguns remédios caseiros para eliminar o muco, de maneira a sentir-se mais aliviado e com mais facilidade na hora de respirar.

Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana - Passo 4
5

Outra forma que existe é determinar onde sente a dor, visto que as bactérias costumam se concentrar em zonas mais específicas e fazer com que sofra apenas em uma zona concreta do corpo enquanto que o vírus se expande e produz mal-estar geral. Por exemplo, se sente uma dor muito forte no ouvido devido a uma infeção, de certeza que será bacteriana uma vez que o vírus fará você sentir uma dor mais difundida por toda a zona da orelha e não apenas em um ponto concreto.

6

Como vê, a forma de conseguir diferenciar a origem de uma doença é complicada e um pouco ambígua pois os sinais podem ser bastante idênticos e pouco esclarecedores. Portante, se quer atacar a sua infeção de um modo direto e eficiente, o melhor é consultar um médico para que este lhe indique qual é a causa da sua condição e lhe dê o tratamento mais adequado para si.

Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana

O que lhe pareceu o artigo?

Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana
1 de 4
Qual a diferença entre infeção viral e bacteriana

Voltar ao topo da página