menu
Partilhar

Qual a melhor época para engravidar?

Por Márcio Menino. Atualizado: 30 agosto 2017
Qual a melhor época para engravidar?

Quando o relógio biológico dá horas então você sabe que está na altura, de talvez ter um filho. Afinal para muitos de nós é um dos momentos mais aguardados e felizes da nossa vida. No entanto há sempre algumas dúvidas relativamente a quando e qual a melhor época para engravidar. No umComo podemos ajudar mas a decisão é sua!

Também lhe pode interessar: Como saber o melhor momento para engravidar

Quando engravidar? Durante o período fértil.

Antes de decidirmos a melhor época para engravidar o melhor é perceber quando a mulher está mais disponível para o fazer. Para isso precisamos de conhecer bem o ciclo menstrual. Sabendo isso aumentamos consideravelmente as chances de engravidar.

Em média, o ciclo menstrual tem a duração de 28 dias, a contar desde o primeiro dia de menstruação. Nesta altura, fase folicular, procede-se ao desenvolvimento dos folículos ovarianos, em que apenas um deles se tornará num óvulo assim que atingir a fase madura.

Na segunda semana é a fase ovulatória, assim que o folículo estiver completamente desenvolvido, o ovário tratará de liberar o óvulo para este ser fecundado. Esta ovulação geralmente ocorre perto do 13º ou 14º dia. Mas convém começar as relações sexuais a partir do 9º ao 17º dia do ciclo, por via das dúvidas.

Finalmente na semana três e quatro temos a fase lútea ou secretória, caso o óvulo seja fecundado ele vai para o útero e aí acontecerá a gestação do bebê. Se não for fecundado cerca de 9 a 11 dias após a ovulação, ele acabará eliminado na menstruação juntamente com o endométrio (parede do útero que serve para acoplar o óvulo fecundado).

Qual a melhor época para engravidar? - Quando engravidar? Durante o período fértil.

Fatores que facilitam/dificultam a gravidez

Existem alguns fatores que influenciam positivamente a gravidez e outros que a dificultam. São eles:

Fatores benéficos:

  • Alimentação equilibrada
  • Atividade física regular
  • Regularidade nas relações sexuais
  • Tranquilidade e ser paciente durante os períodos das tentativas.

Fatores não benéficos:

  • Concepção após os 40 anos
  • Consumo de tabaco, álcool e/ou drogas
  • Estresse e ansiedade (principalmente quando são as tentativas de engravidar)
  • Excesso de peso
  • Existência de endometriose (presença do endométrio fora do útero) ou de óvulos policísticos (síndrome em que os óvulos apresentam cistos fazendo o óvulo maior que o normal)

Melhor época do ano para engravidar

Agora que já sabemos um pouco sobre qual a melhor altura do ciclo menstrual para engravidar vamos saber qual a melhor época. Aqui já vai de acordo com a preferência de cada casal. Importa lembrar que não há qualquer tipo de influência para o bebê a época em que nasce. Simplesmente é diferente para você que quer engravidar.

Qual a melhor época para engravidar? - Melhor época do ano para engravidar

Preparando as camisolinhas e os cobertores

Se você quiser engravidar na primavera é expectável que seu bebê nasça no inverno. E essa estação do ano traz algumas vantagens, entre elas o fato de a temperatura não ser elevada, logo o bebê não vai ficar reclamando do calor durante a noite. Basta ter cuidado com ele, agasalhando bem durante o dia e a noite. Deixando-o sempre quentinho, e o melhor de tudo é que não vai transpirar muito.

Qual a melhor época para engravidar? - Preparando as camisolinhas e os cobertores

Brincando com as flores no parque

Se por ventura engravidar no verão, o bebê nascerá na primavera. Existem muitas mulheres que preferem essa estação para ter filhos. Afinal de contas tudo nasce nessa altura, as flores, o sol volta a brilhar mais "alegremente", e quanto às temperaturas elas são bem mais agradáveis. É altura ideal para iniciar atividades ao ar livre com o seu bebê.

Qual a melhor época para engravidar? - Brincando com as flores no parque

Proteção solar, família e o futuro escolar

Se engravidar no outono o bebê vai nascer no verão. Para aqueles que pensam mais além, o nascimento no verão implica que o bebê quando crescer vai entrar na idade exata de começar a escola. Nessa estação temos o Natal e o Ano Novo, e podemos apresentar o bebê para a família mais facilmente. Além de que as férias são bem maiores, então o pai pode dar uma força lá em casa e passar mais tempo com o bebê dando tempo para respirar um pouco. O único problema é mesmo as altas temperaturas, convêm estar preparado.

Qual a melhor época para engravidar? - Proteção solar, família e o futuro escolar

Folhas caindo e o sol descansando

Por último temos a questão de engravidar no inverno, afinal faz bastante frio e para nos aquecermos não há nada melhor que contato humano por assim dizer. Fique sabendo que o bebê nascerá numa altura mais amena e agradável quanto às temperaturas, estamos falando do outono. Tanto o sol e o calor vão estar perdendo fulgor. Para os pais que preparam o futuro, o bebê vai nascer já a meio do período escolar, mas graças a isso pode até se adiantar uns meses na escola.

Veja também: Quantos dias após a menstruação posso engravidar?

Qual a melhor época para engravidar? - Folhas caindo e o sol descansando

Agora que já sabe um pouco mais do período ideal para engravidar e sobre a melhor época para engravidar e se o relógio biológico estiver batendo as horas, já sabe, procure com seu companheiro manterem uma alimentação cuidada e equilibrada, e aliviar o estresse antes de começar a tentar engravidar. No entanto deve sempre consultar antes o seu médico, ele poderá dar os melhores conselhos e fazer exames para verificar que tudo está bem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a melhor época para engravidar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

Qual a melhor época para engravidar?
1 de 7
Qual a melhor época para engravidar?

Voltar ao topo da página