Qual a melhor pomada para a candidíase?

Qual a melhor pomada para a candidíase?

A candidíase é uma infeção causada pelo sobrecrescimento de fungos da família Candida spp., 90% das vezes da espécie Candida albicans,e pode afetar qualquer parte do corpo humano. No entanto, é mais frequente que esta infeção afete a boca e a língua (candidíase oral), a vagina (candidíase vaginal), o pênis (candidíase peniana) e em torno dos olhos (candidíase ocular).

Este fungo faz parte da flora intestinal normal (grupo de micro-organismos que vive no intestino e na boca), daí o sobrecrescimento e os sintomas consequentes estarem muitas vezes associados à diminuição de imunidade.

Os sintomas de candidíase dependem do local onde está ocorre - no caso da candidíase oral apresenta-se muitas vezes como placas brancas, facilmente destacáveis com a escovagem e na candidíase vaginal com corrimento vaginal branco, grumoso e espesso, inodoro, que forma placas aderentes às paredes vaginais, eritema, inchaço e fissuras vulvares. Acompanha-se frequentemente de ardor, coceira e dor.

Se ainda não sabe qual o tratamento a seguir e que tipo de pomadas deve usar, em umComo mostramos-lhe qual a melhor pomada para a candidíase.

Como a candidíase é transmitida?

A candidíase não é uma doença contagiosa, por isso você não pega de ninguém. Os fungos já habitam no nosso organismo e, quando o sistema imune se encontra debilitado, os fungos multiplicam-se e causam a infeção. Outros fatores também podem contribuir para aumentar as hipóteses de contrair a doença, como:

  • Tomar antibióticos ou medicamentos esteróides;
  • Ter SIDA ou uma infeção por HIV;
  • Estar a fazer um tratamento com quimioterapia;
  • Fazer uma má higiene pessoal ou utilizar produtos demasiado agressivos;
  • Gravidez;
  • Uso de prótese dentária removível, no caso da candidíase oral.

Candidíase: sintomas

Os sintomas da candidíase variam consoante o local onde a infeção ocorre. Na candidíase oral, na boca ou língua, os sintomas mais comuns são placas brancas, facilmente destacáveis com a escovagem e alteração do gosto e hálito.

A candidíase ocular apresenta sintomas como coceira, visão turva, dor nos olhos, sensibilidade à luz e bolsas sobre os olhos.

Quanto à candidíase vaginal esta apresenta sintomas como um corrimento vaginal branco, grumoso e espesso, inodoro, que forma placas aderentes às paredes vaginais, vermelhidão, inchaço e fissuras vulvares.

É frequentemente acompanhada de ardor, coceira, dor ao urinar e durante a relação sexual.

 

Nos homens pode ocorrer vermelhidão com descamação da pele do pênis, assadura na glande e surgimento de um corrimento idêntico ao sêmen.

Tratamento para candidíase

O tratamento para a candidíase consiste primeiro em identificar as causas para poder combatê-las. Posto isto, pomadas e comprimidos antifúngicos têm acção local e podem ser úteis. Quando estes dois não forem suficientes ou em pacientes com o sistema imunitário comprometido o médico costuma prescrever medicamentos por via oral durante um tempo prolongado.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como prevenir a candidíase vaginal.

Como tratar candidíase?

As pomadas e comprimidos indicados para o tratamento são aqueles que contêm Clotrimazol, Miconazol, Econazol, Sertaconazol, Nistatina, entre outros. Mas lembre-se que só as deve utilizar sob orientação do seu médico ou ginecologista.

Qual a melhor pomada para candidíase?

As pomadas mais indicadas para o tratamento da candidíase são as antifúngicas, uma vez que são aquelas que trazem equilíbrio à quantidade de micro-organismos. Nos casos de candidíase persistente, o uso de pomadas pode não surtir efeito, por o fungo se tornar resistente a elas. Nestas situações, o tratamento passará por substâncias orais, de uso prolongado e deve incluir o fortalecimento do sistema imune bem como uma dieta pobre em açúcares.

Sugestão: Acesse também o artigo É normal a pomada ginecológica sair?

No tratamento da Candidíase oral podem ser usados diferentes agentes: Clotrimazol (10mg, 5 vezes ao dia) ou Miconazole (50mg, uma única aplicação por dia mas é geralmente mais caro), ambos são muito eficazes. A Nistatina também é muito usada e eficaz mas tem açúcar na sua formulação, podendo ajudar no aparecimento de cáries dentárias.

No caso de Candidíase oftálmica deve ser sempre observado por um Oftalmologista que indicará o tratamento adequado, pelo maior risco de cicatrizes e dispersão da infecção,

Para o tratamento da Candidíase vaginal podem ser usadas pomadas ou comprimidos vaginais. No caso das pomadas, para tratamento da candidíase vaginal, devem ser aplicadas na região interna e externa da vagina. Deve continuar usando a pomada até à data indicada pelo seu médico, mesmo que os sintomas desapareçam antes. Estas pomadas são também indicadas para a Candidíase peniana.

Os comprimidos vaginais são colocados no interior da vagina, da mesma forma que é colocado um tampão menstrual.

O Fluconazole é geralmente utilizado na dose única de 150mg particularmente em pacientes que preferem o tratamento via oral em vez de tópico.

Atenção: Este anti-fúngico interage com muitos outros fármacos e isso deve ser tido em atenção pelo seu Médico.

Qual a duração do tratamento?

A duração do tratamento local varia desde o uso único até 14 dias, consoante o agente de tratamento escolhido.

Atenção: Você deve continuar usando a pomada até à data indicada pelo seu médico, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Leia também: Posso usar pomada ginecológica menstruada? - Esta e outras dúvidas comuns

Cuidados durante o tratamento

É importante notar que o tratamento local com óvulos e cremes vaginais, diminui a eficácia dos preservativos como contraceptivo e como protecção contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Sugestão:É normal a pomada ginecológica sair?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a melhor pomada para a candidíase?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • É importante notar que o tratamento local com óvulos e cremes vaginais, diminui a eficácia dos preservativos como contraceptivo e como proteção contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.