menu
Partilhar

Qual a vantagem da bicicleta ergométrica

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: queroganharmassamuscular.com

Em academias ou salas de ginástica, é comum encontrarmos tanto bicicletas ergométricas como esteiras elétricas, e estes aparelhos estão entre os mais populares entre as pessoas que buscam o treino para perder peso, manter o corpo bonito e saudável. Mesmo sendo populares, cada um desses equipamentos possui as suas vantagens e desvantagens, podendo levar os usuários a se questionarem, afinal qual é a vantagem da bicicleta ergométrica ou da esteira elétrica.

Neste artigo umComo pode tirar a sua duvida, além de mostrar as vantagens da bicicleta ergométrica.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta da melancia

Bicicleta ergométrica ou esteira elétrica

A primeira grande vantagem da bicicleta ergométrica é a confortabilidade, uma vez que você pratica os exercícios sentado, deixando as suas costas e joelhos livres de impacto (quando bem reguladas, mais a frente discutiremos isso).

Na bicicleta ergométrica é possível perder até 400kcal por hora de exercício praticado contra os 520kcal por hora que se perde com a esteira elétrica. Com isso agora sabemos que em termos de perda de caloria a esteira compensa mais, porém, pelo conforto e pela menor perda de calorias da bicicleta, por exigir menos esforço, são os fatores que contribuem para que ela seja o aparelho ideal para pessoas que não estão acostumadas a fazer exercícios, como sedentários, obesos ou apenas pessoas que pretendem perder alguns quilinhos.

Além disto, a bicicleta ergométrica é um equipamento bem versátil e nela você pode variar a velocidade e a inclinação, de acordo com o tipo de treino que você deseja fazer. Como exemplo, existe o treino intervalado, fazendo essa variação de inclinação e velocidade você pode chegar a perder 36% mais calorias do que o normal, isso por que o seu corpo acelera o metabolismo para acompanhar o treinamento, algo que também te proporciona um benefício no sistema circulatório.

Para finalizar este aparato gostaria de concluir: Ambos os treinos são bons e trabalham bem, tanto para a bicicleta quanto para a esteira, o que muda é o que você deseja alcançar, seus limites e tipo físico.

Ajuste da bicicleta ergométrica

Se você pretende usar a bicicleta ergométrica para emagrecer deve estar atento a algumas observações, ajustá-la de forma incorreta pode trazer riscos à sua postura, joelhos ou quadris, se estiver muito baixa pode danificar o seu joelho e se estiver muito alta, o seu quadril.

Você deve ajustá-la de forma que ao sentar e colocar o pé sobre o pedal mais baixo o seu joelho fique semi-flexionado, e o banco não deve ficar muito distante do guidão, para que o seu corpo não tenha que se esticar tanto para alcançá-lo e assim, prejudicar a sua postura.

Outros benefícios da bicicleta ergométrica

Agora você já sabe, a bicicleta ergométrica realmente emagrece e além disso, proporciona outros benefícios como enrijecer e desenvolver melhor os músculos da perna e nádegas.

O tempo que você dedica à essa pratica também é determinado pelo seu objetivo, desta forma, você pode começar praticando de 20 a 30 minutos por dia, de três a quatro vezes por semana (é recomendado intercalar os dias de exercício para que o corpo possa descansar). Já no segundo mês, você pode aumentar para uma hora por dia, de três a quatro vezes por semana.

Agora só falta escolher o tipo de bicicleta ergométrica que você quer e começar a praticar. Caso você esteja a muito tempo sem praticar exercícios regulares, visite seu médico! Ele pode te recomendar a melhor forma de se começar a fazer exercícios para emagrecer sem correr riscos para a sua saúde.

Qual a vantagem da bicicleta ergométrica - Outros benefícios da bicicleta ergométrica
Imagem: iconfitness.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a vantagem da bicicleta ergométrica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

Imagem: queroganharmassamuscular.com
Imagem: iconfitness.com.br
1 de 2

Voltar ao topo da página