Qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2

Qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2

A diabetes é uma doença na qual o corpo perde a sua capacidade de regular e controlar os níveis de glicose no sangue, o que também é conhecido como açúcar no sangue. São muitos os pacientes que têm sido diagnosticados com esta condição, mas a verdade é que há também uma quantidade importante de pessoas que sofrem dela sem saber. Isto pode dever-se ao tipo de diabetes que elas sofrem, já que alguns sinais e evidências podem passar despercebidos. Para que você entenda mais sobre esta patologia, em umComo explicamos qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que existem dois tipos de diabetes: tipo 1 ou I e tipo 2 ou II, tal e como é explicado em nosso artigo sobre o que é a diabetes. Isto se deve ao fato de que existem diferenças entre os doentes de uma e outra tipologia, em função de qual seja a alteração de seu organismo.

2

Desta forma, os diabéticos do tipo 1 perdem a capacidade de produzir eles mesmos insulina no corpo, já que seu pâncreas deixa de secretá-la. Isto acontece porque as células beta do pâncreas são destruídas pelo próprio organismo.

3

Este primeiro tipo de diabetes pode aparecer em qualquer idade, mas a verdade é que é mais frequente em crianças e jovens, nos quais se costuma diagnosticar a doença rapidamente, cuja causas são desconhecidas.

O tratamento consiste na administração diária de injeções de insulina, pelo que os diabéticos tipo I devem aprender como aplicar insulina desde que se detete esta condição.

4

Pelo contrário, na diabetes do tipo 2, o corpo do paciente produz insulina, mas em quantidade insuficiente ou de baixa qualidade, devido a alguma deficiência no pâncreas que é o órgão responsável por fabricar esta hormona. A obesidade, a falta de exercício e outros maus hábitos podem ser a causa da diabetes tipo II.

5

Na segunda tipologia de diabetes, a idade é um fator bem mais relevante e é muitas vezes conhecida como diabetes adulta. Desenvolve-se muito mais lentamente do que a tipo 1, de forma que os sintomas são menos óbvios e muitas pessoas não sabem que a têm.

6

Outra diferença entre ambos os tipos de diabetes é o fato de que os anticorpos anti-insulina, antiGAD, IA2 e ICAs são positivos na diabetes tipo 1, e na tipo 2 estão ausentes.

7

Desta forma, os pacientes da diabetes de tipo I costumam depender da administração de insulina de forma externa, enquanto os do segundo tipo não têm porque necessitá-la.

8

Antes de terminar este artigo sobre as diferenças entre a diabetes tipo 1 e tipo 2, é importante referir que também existe um terceiro tipo de doença diabética conhecida como diabetes gestacional, uma vez que ocorre em mulheres durante a sua gravidez. Nestes casos, mulheres não diabéticas apresentam altos níveis de glicemia e, por conseguinte, o risco de sofrer posteriormente diabetes tipo 2 fica maior, assim como também a possibilidade de contrair doenças cardiovasculares.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.