Identificar as alergias

Qual é a diferença entre alergia e intolerância

Qual é a diferença entre alergia e intolerância
Imagem: cosmomail.ru

Ser alérgico a um alimento é o mesmo que ser intolerante? A resposta é não, já que se tratam de duas reações adversas diferentes, geradas por motivos diferentes e com tratamentos diferentes. Enquanto a reação alérgica se produz no sistema imunológico, a intolerância tem a ver com o sistema digestivo. Se você quer conhecer com mais detalhes qual é a diferença entre alergia e intolerância, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da alergia ao chocolate

Índice

  1. Alergia alimentar
  2. Intolerância alimentar
  3. Diferenças entre alergia e intolerância

Alergia alimentar

Em primeiro lugar, destaca-se que as alergias alimentares - assim como o resto de reações alérgicas - se tratam de reações imunológicas, como defesa do corpo perante possíveis invasores externos.

Deste modo, uma alergia deve-se porque o sistema imunológico considera algum alimento como uma substância estranha e se põe em alerta gerando anticorpos (IgE), que liberam produtos químicos e geram a reação alérgica.

Os sintomas podem variar muito em função do alimento que gere a alergia alimentar, mas os mais comuns são coceira na boca, inchaço das membranas, urticária, erupções cutâneas, problemas respiratórios, problemas digestivos ou, no pior dos casos, um choque anafilático ou anafilaxia, que poderia chegar a causar a morte.

Qual é a diferença entre alergia e intolerância - Alergia alimentar

Intolerância alimentar

No entanto, as intolerâncias são produzidas no sistema digestivo quando o organismo não é capaz de assimilar um alimento ou algum de seus componentes corretamente. Mas o sistema imunológico não intervém nesta reação adversa.

As causas das tolerâncias alimentares podem ser muito diversas: deficiências enzimáticas, reações a substâncias químicas presentes nos alimentos, sensibilidade aos aditivos... Por exemplo, a intolerância à lactose se dá por uma falta de lactase, a enzima que se encarrega de digeri-la.

Quanto aos sintomas -que também podem produzir uma reação alérgica- de uma intolerância a algum alimento, devemos destacar que se produzem no tubo digestivo: náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, gases, etc.

Qual é a diferença entre alergia e intolerância - Intolerância alimentar
Imagem: aalborg-life.dk

Diferenças entre alergia e intolerância

Deste modo, como principais diferenças entre alergias e intolerâncias alimentares podemos determinar que:

  • As alergias são produzidas como uma reação do sistema imunológico, enquanto as intolerâncias se devem a um problema no sistema digestivo.
  • Enquanto as alergias alimentares podem chegar a causar reações graves e inclusive a morte se não se trata o choque anafilático ou anafilaxia, no caso das intolerâncias, não se costuma requerer um tratamento de urgência nem suas consequências são de tamanha gravidade.
  • Desta forma, é fundamental retirar completamente da dieta o alimento que atua como alergênio, bem como evitar seu contato ou inalação. Por outro lado, as pessoas com intolerância a algum alimento ou componente, podem ingerir pequenas quantidades deste produto sem que isto gere sintomas ou represente graves problemas para sua saúde.
  • As intolerâncias podem melhorar ou chegar a desaparecer com o tempo, enquanto que nas alergias o alimento continuará sendo considerado como um alergênico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre alergia e intolerância, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Daniella
A intolerância ao glúten, no caso da doença celíaca é considerada grave e o indivíduo nao pode ingerir nem pequenas quantidades de glúten. ...
Edinha tojal
Muito últio!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edinha, muito obrigada valeu :)
Imagem: cosmomail.ru
Imagem: aalborg-life.dk
1 de 3
Qual é a diferença entre alergia e intolerância