Partilhar

Qual é a diferença entre anorexia e bulimia

Imagem: idoupsicologia.com

A anorexia e a bulimia são dois dos transtornos alimentares mais comuns e ambos apresentam um problema psicológico muito grave de base. Estas patologias, apesar de que possam ser sofridas por ambos os sexos, são mais frequentes em mulheres e em etapas como adolescência ou pré-adolescência. Apesar de que quem sofre delas têm um objetivo comum, como o desejo de emagrecer e a obsessão por controlar seu peso, existem diferenças importantes entre ambas em relação à conduta dos pacientes e aos sintomas apresentados. No seguinte artigo de umComo.com.br contamos a você qual é a principal diferença entre anorexia e bulimia.

Também lhe pode interessar: Como tratar a anorexia
Passos a seguir:
1

Como dizíamos, tanto a anorexia como a bulimia são transtornos de conduta alimentar derivados de uma preocupação excessiva pelo aspecto físico e controle do peso corporal. As duas estão motivadas fundamentalmente pela elevada exigência própria das pessoas que as sofrem, insegurança, baixa autoestima e grande medo de fracassar por ter um corpo diferente ao modelo ideal aceite pela sociedade. Tudo isto leva elas a desenvolver uma obsessão por melhorar sua imagem corporal perdendo peso, o que traz gravíssimos problemas tanto de saúde física como psíquica.

2

Para entender a diferença entre anorexia e bulimia, em primeiro lugar é fundamental saber qual é o quadro geral que apresentam os pacientes com cada uma destas doenças:

  • A anorexia define-se como um transtorno psicológico onde a pessoa doente tem uma visão distorcida do seu corpo, vendo-se gorda mesmo quando seu peso é muito inferior ao recomendado para um bom estado de saúde. Sente verdadeiro terror em relação à obesidade ou aumento de peso, por isso tenta emagrecer deixando de comer e restringindo o consumo, principalmente, dos alimentos com mais calorias.
  • A bulimia, por outro lado, é um transtorno psicológico onde o paciente sofre de mudanças bruscas de peso, devido ao comportamento que apresentam. Sentem um grande desejo de consumir alimentos de alto valor calórico em quantidades elevadas, episódios compulsivos, acompanhados sempre de sentimentos de culpa e medidas extremas como provocar o vômito para não engordar, ingerir laxantes, abusar do exercício físico e fazer regimes radicais.
3

Portanto, a principal diferença entre anorexia e bulimia que podemos observar se encontra na conduta dos pacientes diante do controle de seu peso. Por um lado, os que sofrem de anorexia têm um comportamento bem mais controlador perante seu objetivo de perda de peso, pois todos os seus atos vão dirigidos a analisar e controlar minuciosamente aquilo que se ingere, podendo chegar inclusive a não comer nada durante o dia inteiro.

Ao contrário disso, os que sofrem de bulimia apresentam uma conduta mais ansiosa e pouco controladora, pois têm um autêntico descontrole em sua alimentação diária, seguindo regimes radicais como passar um dia sem comer combinados com o consumo compulsivo de uma grande quantidade de alimentos. Posteriormente, compensam estes ataques provocando o vômito ou tomando laxantes para se desfazer do sentimento de culpa e vergonha que sentem de si mesmas.

4

Outra das diferenças que pode ser detectada entre uma pessoa com anorexia e outra com bulimia é o peso corporal. Normalmente, as pacientes com anorexia pesam muito abaixo do peso ideal, chegando a uma situação de magreza extrema; enquanto as pacientes com bulimia podem ter um peso normal e engordar e emagrecer de forma muito brusca.

5

Além disso, ambas as patologias são extremamente perigosas e precisam de um tratamento psiquiátrico específico, por isso deve-se procurar a ajuda de um bom especialista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre anorexia e bulimia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre anorexia e bulimia

Imagem: idoupsicologia.com

Voltar ao topo da página