Qual é a diferença entre bactéria e vírus

Qual é a diferença entre bactéria e vírus
Imagem: clubnenes.com

As bactérias e vírus são micro-organismos capazes de causar diversas doenças. No entanto, é importante saber que estas palavras não são sinônimos e que se formos afetados por qualquer dos dois, o tratamento será diferente em cada caso. Mas então qual é a diferença entre bactéria e vírus? Quais são as suas características a nível médico? Em umComo.com.br, explicamos.

Bactérias

As bactérias são micro-organismos unicelulares que podem crescer e se reproduzir por si mesmas. São responsáveis por processos como a fermentação, mas em alguns casos podem também causar doenças.

Nosso organismo está cheio de bactérias que são necessárias para o funcionamento adequado de nosso corpo. Em zonas como o intestino ou os órgãos genitais, contamos com bactérias que mantêm o equilíbrio. No entanto, quando as mesmas se multiplicam mais da conta ou quando alguma bactéria nociva, como a Escherichia Coli, invade nosso organismo, podemos sofrer de diversas doenças.

Estes micro-organismos também estão presentes em certos alimentos como o iogurte ou o kéfir, produtos que são considerados probióticos pois seu conteúdo de bactérias é benéfico à nossa saúde.

Vírus

Os vírus, por sua vez, são micro-organismos compostos de proteínas e ácidos nucleicos que unicamente podem sobreviver e se reproduzir se alimentando de um organismo vivo, conhecido comumente como células hóspede. Ao contrário das bactérias, estes não crescem ou se reproduzem por si só, também não são considerados benéficos para o organismo, sendo uma fonte de doenças de leves a graves.

Entre os diversos vírus, podemos encontrar alguns muito graves, como o HIV e o Ébola, e outros mais comuns e de fácil tratamento, como o rotavírus.

Diferenças entre bactérias e vírus

  • As bactérias podem ser benéficas, enquanto os vírus sempre são nocivos para a saúde.
  • As bactérias são organismos vivos que contam com uma célula, enquanto os vírus precisam de células hóspedes para sobreviver.
  • No caso das doenças bacterianas consideradas infecciosas, o tratamento deve ser realizado com antibióticos enquanto que, para tratar os vírus que têm cura, será necessário usar antivirais ou vacinas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre bactéria e vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.