Qual é a função da vesícula

Qual é a função da vesícula
Imagem: microrespuestas.com

A vesícula biliar é um órgão interno localizado sob o fígado. Ele armazena a bílis, fazendo parte do aparelho digestivo. Ainda assim, é necessário destacar que a vesícula não é um órgão imprescindível, e algumas vezes, quando existem problemas relacionados com ele é possível extirpá-lo e levar uma vida normal. Neste artigo de umComo explicamos para você, com detalhe, qual é a função da vesícula.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, temos que explicar que a vesícula biliar está sob o fígado, mede entre 5 e 7 cm de diâmetro e está ligada ao intestino delgado através da via biliar comum ou canal colédoco.

2

A principal função da vesícula é acumular a bílis, um líquido produzido pelo fígado para decompor gorduras. É produzida diariamente uma quantidade total de um litro de bílis, aproximadamente, e este órgão é o encarregado de armazenar e liberar a mesma.

3

A liberação da bílis através da vesícula biliar produz-se pela contração da parede deste órgão, estimulada pela ingestão de alimentos.

4

Mais do que pelas suas funções, este órgão é conhecido pelos problemas que pode gerar, como cálculos biliares ou sua própria inflamação, conhecida como colecistite. Ambas as doenças provocam dores fortes em quem as sofre.

5

Além disso, muitas vezes os medicamentos não são suficientes para compensar os problemas derivados da vesícula biliar e é necessária uma intervenção cirúrgica para extirpar a vesícula.

6

Dessa forma, é necessário lembrar que não se trata de um órgão indispensável para a vida e uma pessoa pode ter uma vida normal sem vesícula biliar, já que a bílis tem outras vias para chegar ao intestino delgado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função da vesícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.