Partilhar

Qual é a melhor hora para comer carboidratos

Por Sara Viega. Atualizado: 3 julho 2018

Existem muitos mitos a respeito dos carboidratos e, normalmente, quando alguém quer começar a fazer dieta acha que o mais adequado é abandonar o consumo de carboidratos de sua dieta. No entanto, este é um mito mal difundido já que os hidratos de carbono são uma fonte de energia fundamental que o nosso corpo precisa para funcionar ao longo do dia.

Em umComo vamos contar qual é a melhor hora para comer carboidratos para que, assim, você aproveite ao máximo a energia deste alimento sem que acabe se convertendo em gordura.

Também lhe pode interessar: Como comer carboidratos e não engordar

Os carboidratos

Se você é dos que pensam que os carboidratos engordam e que o melhor é tirá-los de sua dieta, deve saber que a ingestão deste tipo de ingrediente oferece ao nosso organismo a energia necessária para levar a cabo suas funções diárias.

Os hidratos de carbono contribuem para melhorar o rendimento de nossa atividade cerebral e neurológica, além de ser imprescindível para as pessoas que realizam atividades físicas ou esportivas. A energia que nosso corpo precisa para fazer esporte provém, em grande parte, da energia vinda dos alimentos ricos em carboidratos.

O que é verdade é que se a energia dos carboidratos não se queima, esta pode acabar se convertendo em gordura corporal, motivo pelo qual podemos engordar. Isto ocorre porque os hidratos de carbono são transformados em glicose e, se não se gasta esta glicose, o organismo a acumula como gordura.

Além disso, temos que ter em conta que nem todos os tipos de carboidratos são igualmente recomendados para a nossa alimentação: os carboidratos simples são aqueles que precisam ser queimados rapidamente pois, senão, se convertem mais facilmente em gordura; os carboidratos complexos são de absorção lenta e nos proporcionam energia durante todo o dia.

Além disso, se consumirmos carboidratos complexos que sejam feitos de farinha integral, aumentamos o consumo de fibra e, portanto, reduzimos a possibilidade de que se converta em gordura.

Qual é a melhor hora para comer carboidratos - Os carboidratos

Quando comer carboidratos

Após ter contado a você um pouco o que são carboidratos e como atuam em nosso organismo, em umComo vamos explicar qual é a melhor hora para comer carboidratos, tendo em conta os fatores que dissemos anteriormente.

  • Evitar os carboidratos à noite

Por quê? Porque normalmente as pessoas, após jantar, deixam de praticar atividade física e se preparam para ir dormir. Entre a hora do jantar e a hora de deitar não costumam passar mais de 3 horas; por este motivo, é importante que para que os carboidratos não se acabem convertendo em gordura, evitemos comer à noite.

Mas se você é uma pessoa que após o jantar sai para correr, andar de bicicleta ou ir à academia, poderá comer carboidratos à noite sem problemas, já que seu corpo os utilizará para desenvolver a atividade física.

  • Comer carboidratos antes ou depois de fazer exercício

Este é o melhor momento do dia em que pode comer carboidratos sem crise de consciência: antes ou depois de praticar exercício. Como já dissemos, quando praticamos esporte nosso corpo vai às reservas de energia proporcionadas, em maior parte, pelos carboidratos, queimando e fazendo que não se converta em gordura.

Portanto, antes e após fazer exercício é o momento indicado para comer carboidratos, já que abastecerá seu corpo com a energia necessária para praticar esporte ou abastecerá seu corpo com a energia já consumida.

  • Comer carboidratos pela manhã

Durante as primeiras horas do dia, nosso sistema digestivo está limpo e preparado para processar todo o tipo de carboidratos tanto simples como complexos. Mas esta habilidade digestiva vai diminuindo à medida que passa o dia, já que nosso estômago fica cheio de gorduras e proteínas procedentes do café da manhã ou do almoço.

Também deve ter em conta que antes das 14h nosso metabolismo funciona de uma maneira mais rápida e consome mais energia. Por isso, se você come carboidratos pela manhã será mais fácil que seu organismo utilize essa energia para funcionar ao longo do dia, faça ou não exercício físico.

Qual é a melhor hora para comer carboidratos - Quando comer carboidratos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor hora para comer carboidratos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Qual é a melhor hora para comer carboidratos

1 de 3

Voltar ao topo da página