Qual é o aspecto normal do esperma?

Qual é o aspecto normal do esperma?

Você já se perguntou qual é o aspecto normal do esperma? Tanto homens quanto mulheres devem saber responder a essa pergunta, afim de identificar possíveis problemas em si próprios ou em seu parceiro. Para esclarecer essa dúvida e ajudar a saber quando é preciso buscar ajuda médica, o umComo.com.br vai falar sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

O esperma, que também é chamado de sêmen, é o fluído orgânico que o organismo masculino fabrica com o objetivo de transportar os espermatozoides quando a pretensão é de fecundar o óvulo feminino. No entanto, essa substância é formada por apenas 1% de espermatozoides e o restante é plasma seminal, o qual conta com líquido produzido pela vesícula seminal, líquido produzido pela próstata e as glândulas bulbouretrais, que fazem com que o aspecto normal do esperma seja levemente gelatinoso.

2

O sêmen também possui textura espumosa e cremosa, além de ser levemente transparente e ter uma cor esbranquiçada e leitosa. No entanto, quando ocorrem períodos de abstinência sexual é normal que o esperma ganhe uma cor amarelada. No entanto, mudanças em sua coloração também podem indicar problemas e nesse caso é importante buscar ajuda médica. Quando além de amarelado ele está com aspecto gelatinoso pode ser um sintoma de prostatite, uma infecção da próstata. O tratamento nesse caso é realizado com o uso de remédios orais ou que são aplicados no local da infecção. Se o problema não for tratado pode se tornar crônico.

3

O cheiro forte e ruim do sêmen é outro sinal de que pode haver algum problema, mais uma razão para buscar ajuda médica. Além disso, é importante a mulher se tratar também no caso de infecções. Outra caraterística que costuma ser padrão do sêmen é o seu volume, que normalmente fica entre 3,5 e 5 ml. No entanto, essa quantia pode ser menor se o homem ejacular com frequência, seja por meio de masturbação ou relação sexual. Estresse, alimentação e o uso de determinados medicamentos também podem interferir no volume. Outra característica que pode mudar nessas situações é a textura do esperma, que fica mais aquosa.

4

Quanto ao sabor do sêmen, essa é uma característica que pode variar, já que depende da alimentação e dos hábitos que cada homem possui. No entanto, de forma geral, ele é um pouco salgado e marcante. Para ter uma ideia, quem possui uma alimentação vegetariana costuma ter um esperma com sabor mais neutro e levemente doce. Já homens que fumam, bebem muito café e/ou álcool e têm uma alimentação rica em condimentos e gordura podem apresentar um esperma com gosto mais forte e amargo. O que interfere no gosto é também o seu pH. Em geral ele deve ficar entre 7,2 e 7,8, ou seja, é alcalino e esse intervalo é o pH normal do corpo também.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre como melhorar o sabor do esperma.

5

Vale lembrar ainda que é o no sêmen onde os micro-organismos das doenças sexualmente transmissíveis estão depositados, no caso de um homem com alguma DST. Ou seja, mesmo durante o sexo oral pode haver contágio. Por isso, se a intensão não é ter filhos, o melhor é usar preservativo. Já na hora de iniciar uma gestação, o casal deve primeiro fazer todos os exames necessários para se certificarem de que não possuem doenças que possam prejudicar o seu bebê.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o aspecto normal do esperma?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.