
Ter um ritmo cardíaco normal é um sinal que pode indicar que contamos com um coração saudável cujo funcionamento é regular. Por isso, é importante saber quantos batimentos por minuto são normais em uma pessoa adulta e o que ocorre quando os nossos não atingem os níveis habituais. Em umComo.com.br explicamos-lhe qual é o ritmo cardíaco normal de uma pessoa adulta e as doenças que podem afetá-lo.
O ritmo cardíaco normal
O rimo cardíaco normal de uma pessoa adulta deve se encontrar entre 60 e 100 pulsações por minuto em estado de repouso, momento no qual devemos realizar o cálculo. Nosso ritmo cardíaco pode variar em função do sexo e da idade; no entanto, considera-se adequado quando se encontra nos níveis mencionados anteriormente.
Como medir o ritmo cardíaco
Medir o ritmo cardíaco é uma operação muito simples que qualquer um pode realizar. Só precisa estar em repouso e colocar o dedo indicador e o dedo médio em uma área na qual possa sentir as pulsações facilmente; por exemplo, nas veias do pescoço ou na parte interna do punho, depois conte os batimentos durante 15 segundos usando preferivelmente um cronômetro para ser mais exato.
O resultado deverá ser multiplicado por 4 para obter os batimentos de seu coração durante 1 minuto. Lembre-se que nunca deve medir sua frequência cardíaca quando está realizando atividade física ou em uma situação de estresse, pois o resultado será mais elevado do que o normal.
Doenças que afetam o ritmo cardíaco
Mas o que ocorre quando nosso ritmo cardíaco não é normal? Existem diferentes condições que podem influir na frequência cardíaca, entre elas se destacam:
- A taquicardia, que se produz quando nosso ritmo cardíaco é superior a 100 pulsações por minuto.
- A bradicardia, que se apresenta quando o ritmo cardíaco é inferior a 60.
- Outros tipos de arritmia.
Se suas pulsações por minuto não estão dentro dos valores normais, é importante visitar um cardiologista para uma revisão exaustiva.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o ritmo cardíaco normal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.