Qual é o tamanho normal da próstata

Qual é o tamanho normal da próstata

A próstata é um órgão localizado embaixo da bexiga e na frente do reto, que se encontra presente unicamente no corpo do homem, cumprindo uma função primordial na formação do líquido seminal. Com o tempo este órgão pode aumentar ligeiramente seu tamanho, dando lugar a uma condição conhecida como prostatite ou inflamação da próstata. Por este motivo muitos homens se perguntam qual é o tamanho normal da próstata e em que ponto se considera que há um aumento. Em umComo.com.br explicamos para você tudo.

Qual é a função da próstata

A próstata cumpre um papel fundamental na formação do líquido seminal, contribuindo para que o mesmo se encontre em bom volume. Suas secreções beneficiam também a mobilidade dos espermatozoides, garantindo que cheguem bem até ao óvulo a fecundar.

Adicionalmente, este órgão é o responsável por proteger o homem contra infecções urinárias e manter a bexiga saudável, pelo que é fundamental que se encontre em perfeito estado.

Qual é o tamanho normal da próstata

As medidas deste órgão vão variando com a idade, no entanto, em um homem adulto o tamanho normal da próstata está entre 4 x 3 cm, conservando uma forma similar à de uma castanha.

No entanto, a partir dos 50 anos uma importante porcentagem dos homens apresenta uma condição conhecida como hipertrofia benigna da próstata, o aumento deste órgão devido a diversos fatores. A prostatite ou inflamação da próstata é também uma situação comum após os 50 anos; a mesma deve ser supervisada por um médico para encontrar o tratamento oportuno e melhorar os incômodos que o paciente possa apresentar.

Diante de qualquer incômodo

Diante de qualquer incômodo durante a micção, qualquer dor na zona da próstata ou qualquer sinal de que se está apresentando uma situação irregular, a recomendação é procurar um urologista que realizará os exames pertinentes para determinar a origem do mal-estar ou incômodo.

Dica: Se você é de São Paulo, acesse também esse artigo e descubra como marcar consulta no hospital do homem, um hospital dedicado exclusivamente à saúde masculina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal da próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.