Qual é o tamanho normal do útero

Qual é o tamanho normal do útero

O útero é o órgão onde ocorre a gestação de uma nova vida, além de ser a área de maior tamanho dentro do aparelho reprodutor feminino. Não é segredo para ninguém que um útero saudável é indispensável, não só para que a gravidez ocorra de forma adequada, mas também para garantir o bem-estar da mulher. E um aspecto importante para saber são as medidas normais deste órgão, que refletem em parte que o mesmo se encontra em bom estado, por isso em umComo.com.br explicamos a você qual é o tamanho normal do útero.

Qual é a função do útero

O útero ou matriz é o órgão encarregado pela gestação do feto, pois nesta área se implanta e acolhe o óvulo fecundado pelo espermatozoide, que se manterá ali ao longo de quase 40 semanas, crescendo até ao momento do parto. Portanto, é uma área fundamental dentro do processo da reprodução, motivo pelo qual manter sua saúde é primordial, especialmente para aquelas mulheres que desejam ser mães.

Qual é o tamanho normal do útero

O tamanho do útero varia ao longo de nossa vida, sendo diferente na infância e puberdade até atingir o comprimento definitivo quando acaba a puberdade.

O tamanho normal do útero oscila entre 6 e 9 centímetros de comprimento ou altura, 3 e 4 centímetros de largura e entre 2 e 3 centímetros de espessura. Isso pode variar ligeiramente dependendo do número de gestações que a mulher tenha tido ou da etapa na qual se encontre; no entanto, é conveniente que se mantenha entre essas medidas.

Que condições afetam o tamanho do útero

Ter um útero de tamanho normal é um indicativo de saúde que indica como regra geral que este órgão se encontra em bom estado. Existem diversas condições ginecológicas que podem afetar as dimensões do útero deixando-o menor ou maior, entre elas se destacam:

  • A menopausa, que devido aos desequilíbrios hormonais que origina, produz uma diminuição do útero.
  • Espessamento da parede do útero ou hiperplasia endometrial.
  • Prolapso uterino, que gera uma diminuição em suas dimensões.
  • Fibromas ou cistos no útero, que alteram seu tamanho.
  • Adenomiose, quando o endométrio começa a crescer na camada exterior do útero, isto é, no miométrio, aumentando seu tamanho.

Se você teve menstruações irregulares, com pouco sangramento ou sangramento excessivo, ausência do ciclo sem ser uma gravidez ou atrasos frequentes, o mais recomendável é visitar um ginecologista para um check-up.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.