Qual é o tamanho normal dos rins

Qual é o tamanho normal dos rins

Os rins têm uma função primordial no nosso corpo, depurando as toxinas do organismo e filtrando o sangue com a finalidade de o limpar e conseguir um adequado funcionamento corporal. Cuidar dos rins é muito importante, por isso é necessário conhecer o seu funcionamento, tamanho normal e a forma como podemos evitar a sua deterioração. Assim sendo, o umComo.com.br explica-lhe qual é o tamanho normal dos rins e as razões porque convém mantê-los saudáveis.

Qual é a função dos rins

Cada um de nós tem dois rins situados de cada lado da coluna vertebral. Estes órgãos são os encarregados de depurar o nosso corpo através de um complexo processo em que o sangue se filtra para expelir através da urina substâncias como o ácido úrico, a ureia ou os nutrientes e minerais que recebemos em excesso e que não precisamos.

Para melhorar o funcionamento dos rins é importante ingerir água diariamente em uma boa quantidade, além de ter uma alimentação e hábitos saudáveis para impedir que estes órgãos tenham que se esforçar demasiado no processo de limpeza do sangue.

Qual é o tamanho normal dos rins

A ecografia é o exame através do qual podemos observar a medida destes órgãos e certificarmo-nos de que é a adequada. O tamanho normal dos rins de um adulto oscila entre os 9 e os 12 centímetros, alguns especialistas indicam que é muito similar ao tamanho de um punho.

Algumas condições podem afetar a medida destes órgãos, alertando o nosso médico de que algo está acontecendo.

Que condições afetam o tamanho dos rins

Entre as condições que afetam o tamanho dos rins encontram-se:

  • A pielonefrite: consiste em uma infecção bacteriana no rim que origina inflamação.
  • Glomerulonefrite: inflamação dos glomérulos devido a uma infecção.
  • Nefrite: inflamação destes órgãos produzida por uma infecção.

Se depois de um exame médico se determina a inflamação de um ou de ambos os rins, será necessária a realização de diversos exames médicos para determinar a causa desta condição e o tratamento adequado.

Como cuidar dos rins

Cuidas dos nossos rins é fundamental para garantir a saúde do nosso organismo e evitar assim condições como os cálculos renais ou a insuficiência renal. Por isso o umComo convida-o a consultar o nosso artigo com conselhos para cuidar dos rins e garantir assim o seu total bem-estar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal dos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.