Qual é o tamanho normal dos testículos

Qual é o tamanho normal dos testículos

Costumamos nos preocupar pela nossa aparência física, e neste aspecto não há dúvida de que a forma que apresentam os nossos órgãos sexuais pode nos fazer sentir mais ou menos seguros no plano íntimo. Se bem que no caso do homem, a maior atenção centra-se no tamanho do pênis, deixando de lado os testículos; isto não quer dizer que não seja importante ter em conta as medidas normais dos mesmos com o objetivo de poder detectar alguma anomalia ou condição física. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você qual é o tamanho normal dos testículos e que condições poderiam alterar as suas medidas.

Qual é a função dos testículos?

Os testículos cumprem uma função muito importante para a saúde sexual do homem, já que são os responsáveis por produzir testosterona, o hormônio masculino por excelência e o responsável pelas características físicas masculinas e de outros fatores como os níveis de desejo sexual. Além disso, são os responsáveis por produzir os espermatozoides, indispensáveis para a reprodução humana.

Por isso, é importante que os testículos se encontrem saudáveis e em bom estado, garantindo assim um bom funcionamento sexual e reprodutivo.

Qual é o tamanho normal dos testículos?

Assim como acontece com o pênis, o tamanho dos testículos variará ao longo da vida e também poderá ser diferente em cada homem; no entanto, existe uma média de medidas padrão. O tamanho normal dos testículos oscila entre 2 e 4 centímetros de largura e entre 4 e 8 centímetros de comprimento.

Além disso, é normal que um testículo seja ligeiramente maior que o outro e que também se possa perceber uma pequena diferença em sua localização, estando um um pouco mais abaixo que o outro. Isto não é um problema, nem deve ser motivo de preocupação para o homem.

Em que casos o tamanho dos testículos pode variar?

Ter claro qual é o tamanho normal dos testículos será importante para perceber qualquer mudança em sua medida que possa alertar a respeito de alguma condição.

Algumas condições podem alterar o tamanho dos testículos, entre elas se destacam:

  • A hidrocele ou acúmulo de água, também conhecida como cisto de água.
  • Infecções como a orquite e a epididimite.
  • Tumores testiculares.

Se perceber um aumento em um ou ambos os testículos, a recomendação é consultar um urologista para uma revisão rotineira.

Leia também: Coceira no saco escrotal, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal dos testículos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.