Tratamento da fibromialgia

Qual é o tratamento da fibromialgia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 março 2018
Qual é o tratamento da fibromialgia
Imagem: buenasalud.net

O sentido da palavra fibromialgia é: fibros que é tecido fibroso, mios que corresponde a músculo e algia que significa dor. A fibromialgia é uma doença crônica que produz dor, a qual varia de intensidade sem seguir nenhum tipo de lógica. A dor costuma afetar as partes do corpo mais usadas e pode deixar a pessoa inválida. A fibromialgia é uma doença que está em estudo e de momento não tem cura. Em umComo.com.br trataremos explicamos-lhe qual é o tratamento sintomatológico da fibromialgia.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da fibromialgia

Passos a seguir:

1

Para o paciente com fibromialgia é importante cuidar da sua saúde física e mental já que o desequilíbrio destes pode agravar a doença. Recomenda-se a perda de peso (em caso de obesidade/sobrepeso), adotar posturas antiálgicas, evitar levantar pesos excessivos; tudo isso para não sobrecarregar a musculatura.

2

A ansiedade e a depressão, muitas vezes derivadas da fibromialgia, formam dois problemas psicológicos que agravam a situação da doença, por isso recomenda-se tratamento psicológico/psiquiátrico.

3

O exercício físico junto com a fortaleza muscular é o tratamento mais eficiente. Todo o exercício de tipo leve: andar, nadar, alongamentos e terapias que ajudam a exercitar, massagens, aplicação de calor local, etc, são alternativas para fortalecer os músculos. É importante conhecer as limitações de cada um e começar a ginástica com exercícios suaves e simples, sempre sem forçar o organismo.

4

Como tratamento farmacológico encontramos os calmantes e os analgésicos, os quais nunca devem ser o único tratamento. Consulte um especialista para saber que tipo de analgésico pode tomar. Costumam-se usar os antidepressivos que a doses baixas reduzem a percepção da dor; se você está tomando um antidepressivo, deverá ser paciente com este tratamento já que tem efeitos secundários e sua eficácia é tardia (de 2 a 3 semanas).

Veja também: Dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tratamento da fibromialgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: buenasalud.net
Qual é o tratamento da fibromialgia