Gangrena

Qual é o tratamento para a gangrena

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o tratamento para a gangrena
Imagem: beliefnet.com

A gangrena ocorre devido à perda da irrigação sanguínea em uma parte do corpo que pode ser externa: a pele; ou interna: os órgãos, os músculos,... Como consequência, está zona sofre morte celular porque já não existe a circulação. A zona afetada pela gangrena é identificada pela coloração azulada/negra da zona, odor fétido da ferida e a perda total de sensibilidade.

O tratamento requer sempre uma avaliação de um especialista, mas em umComo.com.br queremos mostrar os procedimentos para tratar a gangrena.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de gangrena
Passos a seguir:
1

Todo tratamento da gangrena é urgente já que quanto mais tempo de evolução passar, pior o prognóstico. Em geral, deve-se extirpar o tecido morto para prevenir a infecção e permitir a cicatrização do tecido saudável que o rodeia. Seja qual for o tratamento, será necessário o internamento hospitalar e, segundo sua gravidade, a permanência em uma unidade de cuidados intensivos.

2

A cirurgia é muito comum para os casos de gangrena. Os objetivos deste tratamento são: extirpar o tecido morto e tentar consertar os vasos sanguíneos ou melhorar o fluxo sanguíneo.

3

Dependendo da forma como a circulação foi atingida e a possibilidade de recuperar o fluxo sanguíneo, dois tipos de cirurgia podem ser efetuados: a amputação que é a extirpação da parte do corpo afetada, este procedimento é realizado quando não existe possibilidade de recuperar a circulação; e o enxerto de pele que é a aplicação de pele saudável de outra parte do corpo na zona afetada, método usado naqueles casos em que a cirurgia foi bem-sucedida e existe possibilidade de fluxo sanguíneo.

4

O tratamento antibiótico costuma ser sempre necessário. Emprega-se de forma preventiva ou de forma curativa para os casos de feridas gangrenosas com infecção ou com suscetibilidade de sofrê-la. Os antibióticos serão administrados via endovenosa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tratamento para a gangrena, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: beliefnet.com
Qual é o tratamento para a gangrena