Qual é o tratamento para a gastroenterite

Qual é o tratamento para a gastroenterite
Imagem: vivirsalud.imujer.com

Uma das doenças gastrointestinais mais comuns é a gastroenterite, uma doença viral que gera inflamação no intestino e provoca sintomas como vômitos, diarreia, dor abdominal, etc. Não é algo grave mas sim chato e incômodo; além disso, não existem medicamentos específicos para este vírus. O que podemos fazer é minimizar os sintomas e evitar que piore. Para isso, em umComo.com.br explicamos-lhe qual é o tratamento para a gastroenterite.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, os pacientes com gastroenterite devem ingerir uma grande quantidade de líquidos para evitar a desidratação causada pelos vômitos e pela diarreia. Para isso é importante beber muita água, mas também bebidas com açúcar e bebidas eletrolíticas, que ajudam a recuperar os sais e minerais perdidos. Podemos também escolher bebidas esportivas (tipo Aquarius) ou preparar soro oral caseiro.

2

Vale dizer ainda que por ser uma doença gastrointestinal, um dos fatores mais importantes no seu tratamento é a alimentação. É fundamental que o paciente se alimente com uma dieta macia e tente comer alimentos suaves como arroz fervido, pão torrado, maçã, etc. apesar de perder o apetite.

3

Os antibióticos não são úteis para tratar a gastroenterite pois como dissemos, trata-se de uma doença viral. Em alguns casos, o médico poderá receitar antidiarreicos que ajudam a acabar com este sintoma da gastroenterite e facilitam a recuperação do paciente.

4

Também é importante ficar em repouso durante os dias que a gastroenterite durar, pois o paciente costuma se sentir abatido e cansado. Lembre-se ainda que ao ser causada por um vírus, esta é uma doença contagiosa e é necessário tomar medidas para não a passar para o resto da família.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tratamento para a gastroenterite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.