Partilhar

Qual o tratamento para derrame cerebral

Qual o tratamento para derrame cerebral

Os derrames cerebrais ocorrem quando uma hemorragia se expande no cérebro. Então, a pessoa que está sofrendo com ele poderá perder a consciência e precisará de ajuda médica de forma imediata. Se alguém do seu meio sofreu de um derrame cerebral, deve saber que tem que seguir as recomendações indicadas pelo médico mas, além disso, você também pode ajudar a que a sua recuperação seja mais rápida com hábitos de vida saudáveis e, sobretudo, longe do estresse. Neste artigo de umComo contamos para você qual o tratamento para derrame cerebral para que saiba como agir nesta situação.

Também lhe pode interessar: Como tratar um acidente vascular cerebral
Passos a seguir:
1

Entre todas as causas que podem provocar um derrame cerebral vale referir que as principais são a aterosclerose e o aumento da pressão arterial. Mas para que ocorra o derrame têm que ocorrer ambas de uma vez. Outras causas que podem fazer com que um derrame cerebral ocorra são esforços violentos, excitação nervosa, o álcool, o tabaco, etc. Embora deva ter em conta que é difícil que as pessoas saudáveis sofram de um derrame cerebral, embora a sua pressão seja alta por isso é muito importante manter a elasticidade das artérias.

2

Antes do derrame cerebral ocorrer, o corpo passará por uma série de sintomas entre os mais comuns temos:

  • Tonturas
  • Náuseas
  • Dor de cabeça
  • Nervosismo

Depois de sofrer este quadro de sintomas, a pessoa que está sofrendo deles começará com o derrame cerebral propriamente dito e que provoca a queda brusca no solo e a perda de consciência que pode durar desde umas horas, inclusive a alguns dias.

Se o derrame for muito intenso, o doente pode emitir algum som quando lhe provocar um estímulo doloroso como um beliscão mas apresenta uma perda da fala, o pulso é lento e forte e a pressão arterial costuma ser alta.

Qual o tratamento para derrame cerebral - Passo 2
3

Para saber como tratar um derrame cerebral deve ter em conta que, no momento que uma pessoa estiver tendo um, a primeira coisa que se tem de fazer é afrouxar tudo aquilo que estiver oprimindo o corpo do doente: roupas, cinto, gravata, colarinho da camisa, etc.

De seguida, terá que levar o doente para a cama e deitá-lo na posição de semi-sentado, mantendo a cabeça levantada para poder assim descansar. Se for necessário movê-lo, tem que o fazer com muito cuidado para que a hemorragia cerebral não aumente. Quando estiver deitado, o que deve fazer de imediato é avisar o médico.

4

Enquanto o especialista chega a casa, pode aplicar na pessoa que está inconsciente compressas de água fria ou bolsas de gelo sobre a cabeça e cataplasmas quentes e garrafas de água quente na parte inferior das pernas e pés para facilitar o fluxo do sangue.

5

Tenha em conta que a única forma de tratar um derrame cerebral é através de um tratamento médico e o doente terá que ser supervisionado todo o tempo. Uma vez que lhe seja dada alta, pode cuidar do bem-estar dessa pessoa dando-lhe uma alimentação saudável e, sempre sob as indicações que o médico prescreveu.

É fundamental que durante este período de recuperação o doente suprima o álcool, o tabaco, o café e todas as substâncias excitantes e/ou com cafeína. O melhor é que esteja tranquilo, em um ambiente relaxado e em repouso. Portanto, nada de fazer o doente viver situações de estresse nem de o colocar nervoso, agora precisa de estar calmo e de atenção.

6

Uma boa forma de fomentar a tranquilidade é acompanhando o paciente a fazer passeios tranquilos ou, também a ajudá-lo a fazer exercícios de respiração. A meditação, por exemplo, também é uma boa opção para uma pessoa que tenha sofrido de um derrame cerebral possa se recompor e sentir-se melhor em menos tempo. Neste artigo de umComo contamos-lhe quais são os benefícios da meditação para a saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o tratamento para derrame cerebral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Qual o tratamento para derrame cerebral

Qual o tratamento para derrame cerebral
1 de 4
Qual o tratamento para derrame cerebral

Voltar ao topo da página