As contrações

Quando começam as contrações na gravidez?

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando começam as contrações na gravidez?
Imagem: serpadres.es

As contrações em mulheres grávidas, costumam ser um forte indicativo de que está na hora do bebê chegar a esse mundo. Mas, às vezes, as contrações aparecem bem antes da hora do parto. Você sabe identificar as contrações na gravidez? Para saber, é só continuar lendo esse artigo do UmComo e descobrir quando começam as contrações na gravidez.

Também lhe pode interessar: Quando começa a crescer barriga na gravidez

Índice

  1. O que são as contrações?
  2. Contrações de Braxton Hicks
  3. Quando começam as contrações do parto?
  4. Os cuidados

O que são as contrações?

São, basicamente, os movimentos realizados pelo útero, que fazem com que o bebê saia do corpo da mulher durante o trabalho de parto. Elas começam, de forma mais leve, a partir da vigésima semana de gravidez e se intensificam quando chega a hora de ter o bebê.

As contrações são caracterizadas com uma dor no baixo ventre, como sendo uma cólica; uma pontada de dor na parte baixa das costas ou na vagina e, além disso, a barriga fica dura durante o tempo da contração, que dura no máximo um minuto.

Contrações de Braxton Hicks

Durante a gravidez, as contrações são importantes para “treinar” o útero para o momento do parto. Essas “contrações teste”, chamadas de contrações falsas ou contração de Braxton Hicks não costumam ser um indicativo de que tem algo de errado ou que o bebê está para nascer e não causam dor na grávida quando acontecem, o que pode ser até quatro vezes por dia, com duração de um minuto cada. Para aliviar o desconforto das “falsas contrações”, uma mudança de posição e repouso costuma ajudar.

Mas, é importante ficar atenta: caso as contrações persistam, é bom procurar um médico. Se você estiver com menos de trinta e sete semanas de gestação e as contrações persistirem, é bom conferir se está tudo bem com você e com o bebê. Se você estiver com mais de trinta e sete semanas, as contrações começam a evoluir, ficando mais rápidas e intensas, indicando que o bebê está chegando.

Quando começam as contrações na gravidez? - Contrações de Braxton Hicks
Imagem: parapais.com

Quando começam as contrações do parto?

Para saber mais sobre as contrações do parto, você pode ler o nosso artigo em que lhe explicamos como reconhecer as contrações do parto. Mas, em resumo: as contrações de trabalho de parto não passam com o repouso, diferente das "falsas contrações". Quando as contrações durarem um minuto, com intervalo de cinco minutos entre cada uma, pode ir para o hospital, pois o bebê está a caminho.

Quando começam as contrações na gravidez? - Quando começam as contrações do parto?
Imagem: subebe.com

Os cuidados

Lembre-se que cada corpo funciona de uma jeito. Existem mulheres que não chegam a apresentar as falsas contrações, já existem outras que sentem mais dor com as mesmas. De qualquer forma, fique atenta ao seu corpo e nunca deixe de procurar um médico caso sinta desconfortos e dores persistentes. A prevenção é sempre o melhor caminho para a sua saúde e do seu bebê.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando começam as contrações na gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: serpadres.es
Imagem: parapais.com
Imagem: subebe.com
1 de 3
Quando começam as contrações na gravidez?