Partilhar

Quando devo ir ao médico na gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando devo ir ao médico na gravidez

A gravidez é uma etapa de muitas mudanças hormonais e de modificações no nosso corpo que, somadas à expectativa que nos produz a gestação, podem fazer com que surjam uma grande quantidade de dúvidas. Sabemos ainda que durante estes meses, a ingestão de medicamentos é limitada e devemos prestar atenção à nossa saúde para detectar qualquer problema que possa colocar em risco a gravidez, por isso uma das perguntas mais frequentes que as mães fazem é quando devo ir ao médico na gravidez. São várias as situações que precisam de uma avaliação profissional e, em umComo.com.br vamos explicá-las para você.

Também lhe pode interessar: Quando começam as contrações na gravidez?

Visitas ginecológicas obrigatórias na gravidez

Durante a gestação existem várias consultas ginecológicas assim como exames que não podemos deixar de lado, para garantir assim a saúde do bebê e da futura mãe. Assim que souber que está grávida deve marcar uma consulta no ginecologista esclarecendo esta situação, com o objetivo da consulta ser feita o quanto antes. Nesta consulta o seu médico calculará a data aproximada do parto, informará você sobre as vitaminas que deve tomar, a dieta a seguir e as futuras consultas.

As consultas de rotina no médico quando está grávida incluem:

  • 3 ecografias, uma nas primeiras semanas de gestação e até à semana 12, a segunda na semana 20 da gravidez e a última entre as semanas 33 e 35. Se for a um médico particular então podem ser realizadas mais ecografias, como a doppler ou a 3D.
  • Exames de sangue serão feitos pelo menos dois durante a gravidez para determinar, em princípio, se existe a presença de doenças infecciosas e também outros valores importantes, como os níveis de açúcar ou colesterol. Podem ser feitos se o médico considerar necessário.
  • Exame de urina, normalmente a cada trimestre.
  • Teste de Coombs, para detectar se o tipo de sangue da mãe e o do feto podem originar problemas na gravidez, como anemia fetal ou doenças autoimunes.
  • Exames de malformação para detectar a presença de qualquer uma delas; neste grupo de exames pode ser incluída a amniocentese.
  • Exames de diabetes gestacional ou teste O'Sullivan, para detectar a possível presença desta doença durante a gravidez. Realiza-se entre as semanas 24 e 28.
  • Medições da pressão arterial para prevenir problemas como a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, feitas em todas as consultas ginecológicas da mãe.
  • Tocografia, para determinar o número das contrações e a sua intensidade.
  • Amnioscopia, feita nas últimas semanas de gravidez para detectar o nível de líquido amniótico.
Quando devo ir ao médico na gravidez - Visitas ginecológicas obrigatórias na gravidez

Quando devo ir ao médico se estou grávida: sangramentos abundantes

Os pequenos sangramentos durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre, são comuns em uma grande porcentagem das vezes. No entanto, quando são muito abundantes e frequentes são um motivo para consultar o seu ginecologista e é importante não os ignorar.

No caso do sangramento aparecer de forma repentina e em grande quantidade, deverá ir ao médico de imediato.

Quando devo ir ao médico se estou grávida: dores fortes na zona abdominal

Sentir leves pontadas ou dores na área abdominal durante a gravidez pode ser normal; sempre que a dor não for constante ou muito intensa, não há motivo para se preocupar. No entanto, quando aparecem cãibras muito intensas na zona abdominal, dores fortes nesta área ou na pélvis ou pontadas que geram um grande incômodo, então é motivo para fazer o quanto antes um exame médico para descartar qualquer problema.

Quando devo ir ao médico na gravidez - Quando devo ir ao médico se estou grávida: dores fortes na zona abdominal

Quando devo ir ao médico se estou grávida: contrações muito frequentes

À medida que se aproxima a data do parto, a mãe sente algumas contrações e, de fato, a tocografia servirá para explorar a intensidade e a frequência das mesmas. No entanto, as contrações muito frequentes são motivo suficiente para permanecer alerta e ir de imediato ao médico, principalmente quando a frequência entre uma e outra for de 10 minutos ou menos em um período de 2 horas. Em um caso como este deve entrar em contato imediato com o seu ginecologista ou ir ao pronto-socorro.

Outras razões para ir ao médico se está grávida

Além das situações mencionadas anteriormente, existem algumas condições sob as quais deve ir ao médico se estiver grávida:

  • Se tiver febre e ela não baixar em 24 ou 48 horas.
  • No caso de sentir dor ao urinar, ausência de urina ou problemas para urinar.
  • Se estiver há mais de 3 dias com prisão de ventre.
  • Em casos de diarreia e vômitos frequentes.
  • Se tiver tonturas, desmaios ou visão borrosa.
  • Se tiver dores de cabeça intensas, constantes e frequentes.
  • No caso de cãibras em mãos ou pernas.
  • Diante de qualquer dor muito forte e em qualquer parte do corpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando devo ir ao médico na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

Quando devo ir ao médico na gravidez
1 de 3
Quando devo ir ao médico na gravidez

Voltar ao topo da página