Quando fazer o teste de gravidez HCG

Quando fazer o teste de gravidez HCG

Quem deseja saber se está grávida porque a menstruação atrasou ou identificou outros sinais comuns do início de uma gestação pode fazer o teste de gravidez caseiro, facilmente encontrados em farmácias. Porém, para que o resultado esteja correto é melhor saber quando fazer o teste de gravidez HCG. Para tanto, o umComo.com.br vai explicar como funciona o teste e dar mais dicas para realizá-lo.

Passos a seguir:
1

O HCG ou Beta hCG refere-se à gonadotrofina coriônica humana, o hormônio que algumas células do embrião começam a produzir a partir do momento que a mulher engravida. A substância é responsável pelo desenvolvimento do feto, sendo produzida mais especificamente após seis dias da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, já que é esse período que costuma demorar para que o embrião atinja o útero e se aloje em suas paredes. Ao mesmo tempo, o Beta hCG chega à corrente sanguínea da mãe e, por isso, é um indicativo dos testes e exames de gravidez.

2

À medida que o embrião cresce mais hormônio é produzido e, por consequência, maior é a sua presença no sangue materno. Os seus níveis costumam dobrar a cada dois ou três dias, até chegar ao pico, em torno da décima primeira semana de gravidez. Depois, os níveis caem até a vigésima semana, quando finalmente se estabilizam. Além disso, quando a mulher estiver grávida de mais um bebê, os níveis do hormônio são maiores desde o início da gestação.

3

Tendo isso em vista, o melhor momento para fazer o teste de gravidez HCG de farmácia é esperar o primeiro dia de atraso da menstruação, ou seja, em torno de 14 dias após à ovulação, quando os níveis do hormônio já estão em um nível em que mesmo os testes menos sensíveis já conseguem detectá-lo. Embora não seja regra, os testes mais caros costumam ser mais sensíveis e alguns podem detectar o Beta hCG mesmo após 12 dias da ovulação. Antes disso, o teste pode dar negativo, mesmo que a mulher já esteja grávida.

4

Para os testes de gravidez de farmácia é usada a urina da mulher, sendo que em geral eles conseguem detectar o hormônio quando o seu nível estiver entre 20 e 50 IU/l de hCG na urina. Também é possível fazer um exame de sangue para saber se está grávida ou não, sendo que existe o tipo quantitativo e o qualitativo. No primeiro é possível saber exatamente qual a quantidade do hormônio presente no sangue, enquanto no segundo é informado apenas se a gestação iniciou ou não. O exame é positivo quando houver ao menos 25 IU/l de hCG no sangue.

Confira também como interpretar o exame Beta hCG.

5

Nos exames de sangue também é necessário aguardar pelo menos até o décimo segundo dia após a ovulação para realizá-lo de forma que mostre um resultado mais certeiro. Vale lembrar ainda que cada organismo é único e nem sempre as coisas acontecem com exatidão. Ou seja, o dia da ovulação não pode necessariamente ser exatamente no meio do ciclo menstrual, podendo ser alguns dias antes ou mesmo depois.

Leia também: Poso fazer teste de gravidez menstruada?

6

Dessa forma, outra dica para que o resultado do teste de gravidez esteja realmente correto é esperar mais alguns dias, em torno de três, após o atraso da menstruação. Caso você faça antes e dê negativo também pode repeti-lo depois de mais alguns dias para ter certeza. De qualquer forma ambos os tipos de exames para saber se está grávida são eficientes, uma vez que o hCG produzido quando vai para a circulação sanguínea da mãe é filtrado pelos rins e, assim, parte é eliminada pela urina. Por isso, é possível detectar tanto na urina quanto no sangue o hormônio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando fazer o teste de gravidez HCG, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.