Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade

Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade
Imagem: dietaebeleza.com

Na hora de escolher uma dieta de emagrecimento, ou simplesmente saber como funciona o nosso corpo, vêm-nos à cabeça o tema das calorias diárias... Quantas calorias devemos comer? E por conseguinte, quantas calorias devo evitar? Neste artigo mostramos-lhe alguns guias para o ajudar a saber as calorias corretas que deve comer, como é lógico segundo a idade que tiver.

Fórmula geral

Existem várias fórmulas para calcular as calorias diárias que cada pessoa deve consumir por dia. Uma das fórmulas que o pode ajudar a encontrar o valor diário recomendado de calorias que devo consumir é a Taxa de Metabolismo Basal (TMB) conhecida como o Método Harris Benedict, com esta taxa encontrará o valor de calorias que deve consumir se passar todo o dia sedentário. Para calcularmos esta taxa usaremos a seguinte fórmula:

  • TMB = 10p + 6,25a - 5i + s

Em que "p" é o peso da pessoa, o "a" a altura em centímetros, o "i" a idade e o "s" o sexo. No valor do s devemos considerar se a pessoa é do sexo feminino ou masculino. Se for uma mulher devemos subtrair 161, se for um homem devemos somar 5. Tendo como exemplo uma mulher com 49 kg, 1,61 m e 24 anos de idade, a taxa de metabolismo basal é de:

TMB = (10 x 49) + (6,25 x 161) - (5 x 24) - 161

TMB = 490 + 1006,25 - 120 - 161

TMB = 1215,25

Mas como não passamos o dia todos deitados e queimamos algumas calorias nas nossas atividades diárias, temos de ter isso em conta ao calcular as nossas necessidades calóricas. Então se você faça exercícios leves de 1 - 3 vezes por semana, deverá multiplicar a TMB por 1.375. Se faz exercícios moderados entre 3 - 5 vezes por semana, multiplique por 1.55. Para quem já se exercita bastante durante toda a semana, deverá multiplicar a TMB por 1.725. E para quem treina pesado e super ativo no dia a dia, deverá multiplicar por 1.9.

Continuando com o exemplo anterior, e tendo em conta que a pessoa faz exercício todos os dias, vamos multiplicar o TMB x 1.725. Assim, neste caso o número de calorias que deveria consumir diariamente é de 2096,31.

Calorias adequadas para crianças

As crianças devido ao seu tamanho não necessitam de tantas calorias como os adultos, aqui tem umas referências:

  • Crianças de 2 anos: devem ingerir cerca de 1000 calorias por dia.
  • Crianças de 6 anos: devem ingerir cerca de 1400 calorias por dia.

Calorias adequadas para adolescentes

O período da adolescência é caracterizado por ser muito exigente a nível energético, os jovens devem ingerir muitas calorias para continuarem o seu crescimento, aqui tem o número de calorias adequadas para cada idade:

  • Adolescentes de 10 anos: devem ingerir 2000 calorias por dia.
  • Adolescentes de 15 anos: o recomendado são cerca de 3200 calorias por dia.
  • Jovens de 20 anos: 3500 calorias, sendo o momento da vida em que deve ingerir mais calorias.

Calorias adequadas para adultos

Consideramos a idade adulta como o momento de equilíbrio, por esse motivo é recomendada uma dieta equilibrada e um controlo na ingestão de calorias, isto pode ajudar a obter uma saúde melhor quando formos mais velhos. Aqui tem algumas indicações:

  • Homens dos 25 aos 60 anos: 3000 calorias por dia.
  • Mulheres dos 25 aos 60 anos: 2200 calorias por dia.

Calorias adequadas para idosos

Quando o ser humano supera os 65 anos de idade a necessidade de calorias baixa e além disso, por questões de saúde, é recomendável controlar quantas calorias ingerem.

  • Pessoas entre os 65 e 70 anos - o ideal é ingerem cerca de 2200 calorias por dia.
  • Pessoa com mais de 70 anos - o valor diário recomendável é de 1800 calorias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Os dados que aqui colocamos sobre a quantidade de calorias que devemos comer são orientativos e deve ser um nutricionista a indicar a quantidade ótima de calorias que cada um deve ingerir.