Partilhar

Quantas horas deve dormir uma criança de acordo com a idade

Dormir é uma atividade essencial para o ser humano, mas no caso das crianças o sono apresenta características especiais. Isso se deve a que as crianças devem se habituar desde que nascem a dormir regularmente, precisando por sua vez de diferentes horas de sono segundo a idade que tiverem. Para conhecer com precisão quais são estas proporções, em umComo.com.br respondemos à pergunta de quantas horas deve dormir uma criança de acordo com a idade. Tome nota porque os números são diversos.

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma criança a dormir na sua cama

Bebês recém-nascidos

Os recém-nascidos não têm um despertador interno desenvolvido, por isso podem dormir entre 15 e 20 horas diárias. A partir do primeiro mês de vida, o sono do seu bebê se interromperá a cada duas ou três horas, pois acordará para beber leite. Um pouco mais tarde, a partir do terceiro mês, começará a dormir melhor, especialmente pela noite, com períodos interrompidos de sono entre seis e oito horas.

Bebês de até um ano de idade

Entre os seis e os doze meses, o seu filho será capaz de dormir até 11 horas durante a noite, sendo esta quantidade de horas de sono totalmente normal e a que aconselham os especialistas.

É neste período, quando deve começar a habituar o seu filho ao sono, estabelecendo fundamentalmente um horário para que comece a dormir pela noite e incentivando que durma sozinho em seu quarto, caso tenha um.

O sono em crianças de até três anos

Neste intervalo de idade, as crianças podem dormir facilmente entre 10 e 12 horas pela noite. Da mesma forma, não se desprenderá das horas de cochilo, ainda que estas sejam curtas: entre uma e duas horas.

Nesta idade é quando deve manter uma rotina com eles, sobretudo aquelas atividades que incentivam o sono, como o banho prévio, o jantar, contar um conto ou pôr uma música relaxante.

Crianças entre três e seis anos

Pela noite, as crianças desta idade dormem 10 ou 11 horas e podem dormir um cochilo de aproximadamente uma hora, ainda que nem todos o façam, sobretudo a partir dos quatro ou cinco anos. Isso dependerá da personalidade do seu filho, das atividades que realizar durante o dia e das suas necessidades.

Crianças de até dez anos

À medida que o seu filho vá crescendo, precisará de menos horas de sono para desenvolver a sua vida cotidiana. Entre os seis e os nove anos, de fato, pela noite será suficiente dormir 9 ou 10 horas, descartando na maioria dos casos o cochilo, seja por falta de tempo porque realizam outras atividades, ou porque não precisam.

A partir dos dez anos

Sendo mais velhas, as crianças precisarão de uma média de 8 horas de sono. O importante é, chegada esta idade, que tenha uma rotina marcada e seja capaz de aproveitar essas horas de sono para descansar, por isso deverá controlar as suas atividades, e marcar as regras para ir dormir à noite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas horas deve dormir uma criança de acordo com a idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Quantas horas deve dormir uma criança de acordo com a idade

Voltar ao topo da página