Quanto chocolate devemos comer por dia

Quanto chocolate devemos comer por dia
Imagem: unidospelavida.org.br

Conhecemos o chocolate como sendo um inimigo para a nossa saúde, no entanto estamos errados quanto a isso. O chocolate pode fazer parte de uma dieta e até ajudá-la a emagrecer. Também é utilizado por muitas pessoas como um calmante natural que funciona como um relaxador espiritual e corporal. Existe para todos os gostos, chocolate de leite, branco, amargo, aromático e a mistura mais cobiçada, chocolate com avelãs. O umComo mostra que quantidade de chocolate devemos ingerir por dia e algumas sugestões de diversas formas de o comer.

Quantidade de chocolate diária recomendada

O problema do chocolate não é a sua composição, ele tem cálcio, proteína, açúcar e outras substâncias importantes, mas sim a quantidade ingerida. Ao ingerir uma barra de chocolate de aproximadamente 175g está a consumir cerca de 800 calorias, que corresponde a 1/4 das calorias recomendadas por dia.

Os nutricionistas defendem que o chocolate deve estar presente nos nossos hábitos alimentares, desde que de forma ponderada. A quantidade recomendada é entre 15 a 20 gramas por dia, que é o equivalente a três quadradinhos.

A razão por o chocolate (amargo) poder fazer parte da dieta recomendada está principalmente ligada aos flavonoides. É uma substância presente no chocolate amargo que tem a particularidade de regular a pressão arterial e também funciona como antioxidante e antiinflamatório. O cacau também toma um papel importante na saúde, sendo que a quantidade de cacau presente no chocolate é cerca de 70%, este contém grandes quantidade de HDL (colestrol bom) e ainda ajuda a reduzir o colesterol mau.

Desta forma não tente evitar o chocolate da sua alimentação, tente sim evitar a quantidade de chocolate consumido. Existem mil e uma formas de comer chocolate sem ser da maneira tradicional. Continue lendo este artigo e veja algumas dicas e receitas de como tornar o chocolate numa ajuda para o emagrecimento e para melhorar a sua saúde.

Imagem: superbom.com.br

Dicas para comer chocolate e não engordar

Se acha que o chocolate não a vai ajudar a emagrecer está enganada. O chocolate não é composto somente por açucares, o cacau vai ajudá-la a perder peso de forma mais eficaz do que imaginava.

Tem que começar por escolher o melhor tipo de chocolate. O chocolate feito de leite é o menos aconselhável pois é o que contem mais quantidade de calorias e menos percentagem de cacau. O ideal para fazer parte da sua dieta é o chocolate amargo que contem mais cacau na sua composição e menos açucares. Nem toda a gente simpatiza com este tipo de chocolate por ser o que tem sabor menos doce, no entanto existem soluções para combinar este chocolate com a alimentação e torná-lo mais suave.

A melhor altura do dia para consumir chocolate é depois do almoço. Devido às suas substâncias o chocolate ajuda a aumentar a sensação de saciedade do organismo e ainda a queimar as gorduras. As bebidas quentes evitam a sensação de fome, pelo que, se costuma beber café depois da refeição pode acompanhar com um quadrado de chocolate amargo.

Como a maior parte das sobremesas têm elevadas quantidades de chocolate aliado a açucares saturados, são algo que deve evitar nas suas refeições. Tente aliar as frutas ao chocolate de forma a reduzir a quantidade de açucares ingeridos, mas sempre com atenção ao tipo de frutas que escolhe, algumas frutas são muito ricas em açúcar e frutose.

Imagem: catralivre.com.br

Onde comer chocolate

Existem várias formas de combinar o chocolate com as refeições. Pode ser utilizado em sobremesas, em snacks e até nas refeições principais. A melhor maneira de introduzir o chocolate no nosso dia a dia é utilizá-lo com frutas e aí a nossa imaginação é o limite. Podemos misturá-lo com sortido de frutas, em forma de pudim e até em topping. A razão de relacionarmos estes dois ingredientes tem como base em manter uma dieta equilibrada rica em fibras com os nutrientes que o cacau tem.

Deixamos aqui algumas sugestões de como preparar a sua pós refeição utilizando o chocolate:

  • Milk shake de chocolate e frutas
  • Flã de chocolate,morango e manga
  • Torta de alperce e chocolate
  • Espeto de frutas variadas e chocolate
  • Folhado de chocolate e morango

Nota: quando preparar estas receitas ou quando combinar o chocolate nos seus snacks nunca adicione mais do que a dose recomendada de chocolate por dia.

Imagem: 123rf.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto chocolate devemos comer por dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.