Outros medicamentos

Ivermectina: quanto tempo para fazer efeito?

Ivermectina: quanto tempo para fazer efeito?

Os piolhos são os parasitas mais comuns que contagiam o couro cabeludo das crianças. Às vezes, o parasita se prolifera de tal forma que nem adultos passam batido e acabam infectados. Causam uma coceira insuportável e muitas vezes são difíceis de eliminar. Na guerra contra o parasita, muitas batalhas já foram empreendidas: desde vinagre no cabelo até loções específicas contra piolhos e lêndeas. Hoje em dia, livrar-se do incômodo ficou mais fácil. Ivermectina é um comprimido para piolhos que promete uma eliminação mais fácil de piolhos e outros parasitas. Neste artigo do umCOMO, você vai saber quanto tempo demora para Ivermectina fazer efeito, além de outras informações sobre o medicamento. Continue lendo para saber mais.

Índice

  1. Como usar Ivermectina
  2. Ivermectina dura quanto tempo no organismo?
  3. De quanto em quanto tempo posso tomar Ivermectina?
  4. Ivermectina: quanto tempo para fazer efeito - Recomendações

Como usar Ivermectina

Ivermectina é um remédio antiparasitário de amplo espectro. Isso significa que ele é capaz de combater várias parasitoses, tais como estrongiloidíase, oncocercose, filariose, ascaridíase, escabiose e pediculose (os piolhos). Ivermectina age matando os piolhos por paralisação muscular quando vão se alimentar do sangue do hospedeiro (no caso, a pessoa infectada).

Esse remédio para piolho é fácil de ser ministrado pois, normalmente, requer apenas uma única dose. De acordo com a bula, deve ser ministrada aproximadamente 200mcg para cada kg de peso corporal do paciente. Não são necessárias outras doses, mas o continuamento do acompanhamento médico para a realização de exames com periodicidade é fundamental para verificar se o parasita foi realmente eliminado.

O ideal é ministrá-lo ainda em jejum, cerca de uma hora antes da primeira refeição do dia. Ele é comercializado em farmácias por cerca de 3 a 30 reais, dependendo do nome comercial do medicamento. Você pode encontrá-lo como Ivermec, Plurimec, Levercitin ou Revectina.

Para tomar o comprimido Ivermectina contra piolhos, siga a tabela abaixo:

  • 15 a 24kg: 1/2 comprimido
  • 25 a 35kg: 1 comprimido
  • 36 a 50kg: 1 1/2 comprimido
  • 51 a 65kg: 2 comprimidos
  • 66 a 79kg: 2 1/2 comprimidos

Acima de 80kg, o cálculo deve ser continuado. Ivermectina é contraindicado para crianças abaixo de 15kg. Gestantes e lactantes devem consultar o médico antes de fazerem uso de Ivermectina.

Ivermectina: quanto tempo para Ivermectina fazer efeito - piolho:

A Ivermectina demora no máximo dois dias para fazer total efeito e matar todos os piolhos e lêndeas.

Ivermectina: quanto tempo para Ivermectina fazer efeito - sarna:

No caso da escabiose (sarna), o tempo necessário para fazer efeito é próximo ao tempo necessário em casos de pediculose (infestação por piolhos).

Ivermectina dura quanto tempo no organismo?

Além saber sobre a Ivermectina quanto tempo para fazer efeito, a substância Ivermectina possui meia-vida de 22 a 28 horas. Isso significa que, após a ingestão da dose única, o medicamento demora até pouco mais de um dia para ser eliminado do organismo pela metade. Ivermectina vai sendo liberado do corpo aos poucos dessa maneira. O tempo que Ivermectina dura no organismo é difícil de precisar com exatidão pois depende da quantidade de medicação ingerida. Se, por acaso, foi necessária uma nova dose em pouco tempo, isso também precisa ser levado em conta. Vale lembrar que Ivermectina possui ação paralisadora sob os parasitas, mas não causa nenhum dano ao corpo humano.

Leitura complementar: O ciclo de vida dos piolhos

De quanto em quanto tempo posso tomar Ivermectina?

O ideal é esperar no mínimo 7 dias para fazer uma nova dosagem, uma vez que Ivermectina é um remédio potente e sua superdosagem é perigosa e arriscada. Busque orientação médica para obter os melhores resultados em seu tratamento. Esse artigo é sobre Ivermectina para humanos, mas o medicamento também pode ser utilizado em cães. Converse com o veterinário sobre o tratamento e a dosagem ideal.

Sugestão: Como fazer repelente para piolhos

Ivermectina: quanto tempo para fazer efeito? - De quanto em quanto tempo posso tomar Ivermectina?

Ivermectina: quanto tempo para fazer efeito - Recomendações

Além do tratamento com Ivermectina, você pode adotar outras medidas para garantir que os parasitas não voltem a perturbar:

  • Penteie os cabelos com pente fino para retirar lêndeas que podem ter ficado para trás. Repita esse procedimento por duas a três semanas para garantir uma eliminação do parasita por completo;
  • Lave todos os dias tudo que foi utilizado pelo paciente infectado e que possa ter entrado em contato com o couro cabeludo: escova de cabelo, toalhas, lençóis, cobertas, fronhas, roupas de uso cotidiano, toucas, gorros, etc;
  • Passe com ferro quente as peças que foram utilizadas para garantir que os parasitas não sobreviveram;
  • se o paciente dividir cama, toalhas, escovas de cabelo etc com outra pessoa, ela também deve tomar a medicação por precaução;
  • Em casos de crianças pequenas, os pais podem entrar em contato com a escola para informar a infestação. Outras crianças também podem estar infectadas;
  • Fique de olho no comportamento de seu filho: desconfie se ele começar a coçar a cabeça com frequência.

Leia também: Como usar o vinagre para acabar com os piolhos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ivermectina: quanto tempo para fazer efeito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Alícia Ferreira da Costa
Olá. Eu não faço idéia de como peguei piolho, tenho 18 anos. Já faz mais ou menos duas semanas que tomei o medicamento, no dia eu estava no período mestrual, e não vi um efeito tão eficaz como em outras vezes. Será que não teve o mesmo efeito por conta dessa situação?
A sua avaliação:
Veronica Pires
Muito bom! obrigada, me ajudou demais!
Douglas Silva
Olá em quanto tempo o remédio começou a fazer efeito em ti? Eu tomei a medicação e no dia seguinte ele perdeu o efeito, não sei se esse é o padrão do medicamento...
1 de 2
Ivermectina: quanto tempo para fazer efeito?