Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?

Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?

A vasectomia é um método contraceptivo masculino realizado por meio de uma simples cirurgia e que pode ser feita até mesmo pelo Sistema Público de Saúde (SUS). Por ser um procedimento cirúrgico, o corpo do homem precisa de um tempo de recuperação até que possa voltar a ter uma vida sexual ativa afim de evitar complicações médicas. Se você fez ou quer fazer a cirurgia e se pergunta quanto tempo após a vasectomia pode ter relação, leia esse artigo do umCOMO e descubra tudo o que precisa para realizar um bom pós-operatório.

O que é a vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia contraceptiva que consiste no rompimento do canal que conduz os espermatozoides do testículo até o pênis, tornando o homem estéril. Muitos homens têm receios de realizar a vasectomia com medo de que a cirurgia possa atrapalhar seu desempenho sexual ou fazer com que deixe de ejacular, entretanto, trata-se apenas de mitos e a única consequência real da vasectomia é a esterilidade.

A cirurgia é recomendada para homens com mais de 40 anos e que já tenham tido filhos, visto ser esse um processo geralmente irreversível. Além disso, em casos de homens de meia-idade com vida sexual estável a vasectomia pode ser vantajosa pois o casal passará e não ter mais motivos de preocupação em relação a novas gestações, o que pode melhorar sua vida sexual.

Ainda que a vasectomia deixe o homem infértil e, sob esse ponto de vista, anule a necessidade do uso de camisinha, caso você realize a cirurgia e não tenha parceira fixa, lembre-se de que a vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Qual o procedimento necessário para realizar uma vasectomia?

Caso haja interesse em realizar uma vasectomia o homem deve marcar uma consulta com um urologista para realizar exames básicos visando confirmar estar saudável para passar pelo processo. Confirmando-se a saúde do paciente, deve-se redigir algo próximo de uma carta demonstrando o interesse na realização da cirurgia, além disso, é necessário que se tenha ao menos 25 anos e muitos médicos exigem que se tenha ao menos 2 filhos, após a confirmação do interesse é necessário que se espere 2 meses, exigências feitas para evitar futuros arrependimentos.

A exceção possível que permite a realização da vasectomia mesmo sem que o homem atenda às exigências acima descritas é quando a mulher do paciente corre risco de morte em caso de gravidez.

Leitura complementar: Como funciona a vasectomia?

O que acontece se tiver relação após vasectomia?

Caso o homem não respeite o prazo estipulado por médicos de manter-se 10 dias sem manter relações sexuais e sem ejacular, é possível que a sutura da cirurgia acabe se rompendo. A ruptura da sutura pode não apenas invalidar a cirurgia como causar inflamações e infecções.

Além dos riscos para a saúde, como dito acima, as 20 primeiras ejaculações após a realização da vasectomia ainda podem conter espermatozoides, sendo assim, caso você mantenha relações sexuais nesse período sem o uso de outro método contraceptivo é possível que a mulher envolvida acabe engravidando.

Ainda que existam restrições no período após, você pode ter relação antes da vasectomia sem algum problema ou receio de que isso interfira na cirurgia.

Vasectomia: quanto tempo para não engravidar?

Em relação à esterilidade não se deve perguntar "quanto tempo depois da vasectomia o homem fica estéril?", afinal, após a vasectomia o homem passa a ser estéril, entretanto, espermatozoides produzidos antes do procedimento cirúrgico ainda são mantidos no corpo e pode levar até 20 ejaculações para que sejam completamente eliminados.

Cuidados após vasectomia

  • Mantenha-se em casa e em repouso por 3 dias;
  • Evite esforços físicos;
  • Evite não apenas relações sexuais, mas também ejacular por 10 dias;
  • Faça higienização adequada da cicatriz, seque e troque o curativo 2 vezes ao dia;
  • Mantenha uma alimentação com pouca gordura por 1 semana, alimentos gordurosos atrapalham o processo de cicatrização;
  • Em caso de dor, tome anti-inflamatórios ou analgésicos leves.

Nos 30 dias após a cirurgia o paciente deverá usar uma cueca específica com suspensório escrotal para facilitar o processo de recuperação e evitar grandes movimentações nos órgãos genitais. Se você pratica esportes e se pergunta "quanto tempo depois da vasectomia posso correr?" ou "quanto tempo depois da vasectomia posso voltar a praticar esportes?", saiba que é bom evitar movimentos bruscos durante o mês após a cirurgia no qual se faz uso da cueca com suspensório.

Leia também: Quais são as vantagens e desvantagens da vasectomia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois da vasectomia posso ter relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.