Partilhar

Quanto tempo dura a menstruação

Por Sara Viega. Atualizado: 12 junho 2018
Quanto tempo dura a menstruação
Imagem: glamlemon.ru

Nas mulheres, a chegada da puberdade implica uma mudança hormonal importante: o corpo se modifica permitindo o desenvolvimento dos seios e quadris, mas também a garota abandona a infância e começa a ter a menstruação. A menstruação apresenta-se devido a um complexo processo de nosso corpo, e pode variar ligeiramente de mulher para mulher. Uma pergunta frequente durante esta etapa é quanto tempo dura a menstruação, por isso em umComo.com.br esclarecemos você sobre esta dúvida no seguinte artigo, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Escape menstrual dura quanto tempo?

O ciclo menstrual

A menstruação apresenta-se quando, durante a ovulação, o óvulo não foi fecundado e portanto o endométrio é eliminado do corpo, produzindo o sangramento que conhecemos como menstruação.

Cada mulher é diferente, nas garotas regulares o ciclo menstrual pode acontecer entre 28 e 30 dias, ainda que o período ocorra entre 21 e 35 dias, mas sempre com um padrão similar, então você também será regular. Isto é, se sua menstruação ocorre a cada 25 dias, com dois ou três dias de diferença, você tem um ciclo menstrual perfeitamente normal.

Por outro lado, as mulheres que têm ausências do período menstrual durante meses, que sangram duas vezes ao mês ou qualquer outra alteração, são consideradas irregulares. Assim como varia a regularidade do período em cada garota, o tempo de duração do mesmo também é diferente.

Quanto tempo dura a menstruação?

A resposta para a pergunta quanto tempo dura a menstruação, é que varia de mulher para mulher. Em algumas garotas, o período menstrual dura entre 2 ou 3 dias, enquanto uma importante maioria conta com menstruações de 5 dias de duração. Outras mulheres podem apresentar sangramento durante uma semana. Caso a sua menstruação tenha uma duração superior, confira também o artigo "Porque minha menstruação não pára?"

O mais importante é que cada menstruação dure a mesma quantidade aproximada de dias. Não há problema algum que seu período dure três ou quatro dias, desde que este padrão se repita toda vez que tiver a menstruação.

Você deve ir ao médico se...

É importante prestar atenção sobre como são suas menstruações e especialmente indicar a data de início, deste modo poderá calcular se sua menstruação é regular ou manter seu ginecologista informado quando for à consulta.

Você deve visitar seu ginecologista o quanto antes se:

  • Sua menstruação for abundante durante mais de 7 dias ou durar mais de uma semana.
  • Se você substituir os absorventes com muita frequência (a cada hora ou duas horas) devido ao sangramento abundante.
  • A menstruação não ocorre durante três meses.
  • Apresenta sangramento entre uma menstruação e outra.
  • Tem muita dor antes ou durante o período.
  • Repentinamente suas menstruações ficaram irregulares.

Leia também: Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quanto tempo dura a menstruação

2 comentários
erica
Eu emedei uma cartela de anticoncepcional na outra é minha menstruação veio dois dias eu posso tá grávida?
Tânia Cachapela
BOA TARDE ONTEM JA ME VEIO A MENSTRUAÇÃO MAS COMO SEMPRE TOCA DE POR O TAMPÃO TUDO BEM FUI DEITAR-ME ACORDEI DE MANHÃ CEDO VOU JOGAR A MÃO A CAMISA DE NOITE SENTI MOLHADA E O LENÇOL TAMBEM TAVA LEVANTEI -ME TAVA CHEIA DE SANGUE SERA NORMAL ACONTEÇER UMA COISA DESTAS.

Quanto tempo dura a menstruação
Imagem: glamlemon.ru
Quanto tempo dura a menstruação

Voltar ao topo da página