Quanto tempo dura um desmaio? - Sintomas e causas

Quanto tempo dura um desmaio? - Sintomas e causas

O desmaio, também chamado de síncope, pode acontecer por diversos motivos, sendo eles físicos ou psicológicos e consiste na perda repentina de consciência que pode ter motivo simples ou então pode indicar graves problemas em sua saúde. O desmaio dá sinais de sua chegada, entretanto, por vezes mal temos condições de reagir e isso pode ocasionar em quedas bruscas que por vezes geram ferimentos graves. Se você está passando por isso e quer saber quando tempo dura um desmaio, esse artigo do umCOMO te dá essa resposta e te ajuda a saber o que fazer nessas situações.

Desmaio: sintomas

O desmaio costuma acontecer por alguma insuficiência do corpo, sendo ele o último sinal dessa fraqueza, sendo assim, geralmente o desmaio não acontece absolutamente do nada e há outros sintomas menores e menos graves que costumam preceder um desmaio, sendo eles:

  • Palidez: o desmaio geralmente acontece em razão de uma queda de pressão em razão da falta de circulação do sangue no corpo, sendo assim, antes de um desmaio a pessoa fica pálida, já que o aspecto rosado e vivo da pele se dá em razão do sangue que circula próximo a sua superfície;
  • Pulso fraco: também em razão da falta de circulação de sangue, é comum que antes de desmaiar a pessoa fique com a pulsação fraca, esse sintoma é mais difícil de ser percebido por não ser facilmente visto como é a palidez;
  • Respiração lenta: antes de desmaiar seu corpo entra em um modo de autopreservação, fazendo o mínimo esforço possível para se manter funcionando, calhando na diminuição dos sinais vitais e em uma dificuldade em respirar normalmente, isso costuma dar a impressão de que quando a pessoas desmaia ela para de respirar, mas isso não é verdade, afinal, quando se para de respirar e de receber oxigênio, o corpo morre;
  • Tontura: com a pressão alterada e respiração reduzida, seu corpo perde os elementos básicos para continuar em pé, causando tontura;
  • Suor frio;
  • Enjoo e ânsia de vomito.

Entenda: Porque sinto tontura quando levanto

Causas comuns do desmaio

  • Pressão baixa: A pressão baixa causa desmaio independente de sua origem, ela pode acontecer por falta de açúcar momentânea no sangue, sendo comum quando se passa horas sem comer, entretanto, existem pessoas com quadro crônico de hipoglicemia que são mais suscetíveis às quedas de pressão repentinas, diabéticos são propensos aos quadros de hipoglicemia. Se você está tendo muitos desmaios, confira nesse artigo quais são os sintomas da hipoglicemia pois esse pode ser seu caso.
  • Epilepsia: Existem desmaios por causas neurológicas como é o caso da epilepsia, essa doença é um distúrbio que altera células nervosas do corpo fazendo com que reajam exageradamente a estímulos externos, gerando crises que chegam a se fornam convulsões e que pode vezes calham em um desmaio.
  • Uso de medicamentos: Alguns antibióticos e remédios para vertigem têm entre seus efeitos colaterais o desmaio, caso você suspeite que um remédio que lhe foi receitado está te gerando esse efeito negativo, retorne a seu médico e explique a situação para que o medicamento seja trocado por outro de mesma função.
  • Dores excessivas: Em caso de dores quase insuportáveis seu corpo apaga intencionalmente para evitar o sofrimento.
  • Fobias e grandes emoções: Em caso de fobias, como o medo de tirar sangue, pode sim acontecer desmaios, podemos chamá-los de desmaios emocionais, que também podem ocorrer em momentos de grande emoção como quando recebemos notícias muitos boas ou muito ruins.
  • Problemas cardíacos: Alguns problemas cardíacos impedem que o sangue passe pelas válvulas cardíacas e mantem o sangue para o resto do seu corpo, incluindo o cérebro, nesses casos o cérebro fica começa a trabalhar com pouco oxigênio e perde grande capacidade de exercer suas funções, em certo momento, quando se chega a um limite, o cérebro apaga e você desmaia. Claro, o cérebro não apaga completamente, apenas funciona em o que podemos chamar de um "modo de economia de energia".
  • Anemia, desidratação e desnutrição: Essas 3 causas estão todas em apenas um tópico por se tratarem de deficiências do corpo (ferro, água e nutrientes como vitaminas, respectivamente), nesses casos é comum ter desmaio seguido de vômito, apesar disso, todos esses problemas podem ser facilmente tratados com uma boa e nutritiva alimentação e com bastante água.
  • Extremos térmicos: Nosso corpo é feito para funcionar em uma faixa de temperatura com mínimo e máximo, sendo assim, em situação de grande calor ou de frio perdemos grande parte de nossas funções e acabamos desmaiando. Não podemos esquecer que o corpo humano é formado majoritariamente por água, que congela e evapora, além disso, nossas enzimas têm temperatura ideal de funcionamento.

Alguns outros causadores de desmaios são:

  • Consumo exagerado de álcool;
  • Lesão na cabeça;
  • Esforço físico excessivo.

Desmaio: o que fazer e quanto tempo dura?

Não existe tempo fixo para a duração de um desmaio, tudo depende das condições físicas de quem desmaiou de também de sua causa. Por regra, um desmaio dura apenas alguns segundos, caso você veja alguém desmaiado por muito mais do que isso, é necessário recorrer urgentemente à assistência médica pois quando o corpo passa muito tempo nessas condições é possível que o paciente entre em coma ou então, em casos mais graves, um simples desmaio pode acabar sendo letal.

Para saber mais veja como agir diante de um desmaio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura um desmaio? - Sintomas e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.