Partilhar

Quanto tempo vou demorar a engravidar

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto tempo vou demorar a engravidar

O sonho de se tornar mãe faz parte da vida de muitas mulheres. No entanto, nem sempre a gestação inicia com a rapidez que se deseja, embora, seja cada vez mais comum encontrar mulheres que engravidaram sem planejar. Por isso, para que você saiba a resposta à sua pergunta: quanto tempo vou demorar a engravidar, o umComo.com.br trouxe algumas informações e dados a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como engravidar rápido
Passos a seguir:
1

Dizer o tempo que você vai demorar a engravidar não é fácil de prever, pois não existem cálculos que possam ser feitos para saber em quantas tentativas um casal vai conseguir dar início a uma gestação. Porém, existem estatísticas que podem ajudar a ter uma estimativa. Dados mostram que a cada ciclo menstrual as chances do espermatozoide fecundar um óvulo com sucesso é de 20 a 30%. Isso quer dizer que é possível engravidar na primeira tentativa.

Quanto tempo vou demorar a engravidar - Passo 1
2

No entanto, em torno de 85% dos casais consegue apenas depois de um ano de tentativas. A metade dos restantes provavelmente consiga dentro de mais um ano e a outra metade pode levar mais tempo, o que é um número bem menor. Ou seja, a maioria dos casais concebe o seu filho dentro de um ano. Quem deseja engravidar logo, entretanto, pode seguir algumas dicas, que não vão garantir uma gestação em pouco tempo, mas aumentam as chances.

Confira o nosso artigo com dicas para engravidar rápido.

3

Entre elas, está ter relações sexuais três vezes por semana, pelo menos, em dias intercalados, bem como uma alimentação e hábitos saudáveis, como dormir em torno de oito horas, fazer exercícios e ter momentos de lazer. Tudo isso ajuda também a evitar o estresse, que pode atrapalhar a concepção. Embora existam várias maneiras de prever qual o dia mais fértil do ciclo menstrual da mulher, ou seja, o dia mais propício para iniciar uma gravidez, especialistas alertam que controlar demais isso vai fazer com que o casal perca a naturalidade.

4

Quem fica em função dos dias da ovulação para ter relações sexuais precisa praticamente fazer um calendário para o sexo. Essa medida pode ajudar o casal a ter o seu filho o quanto antes, mas só aumenta as chances e não garante a concepção. Quando todo o esforço não resulta em gravidez pode levar o casal à frustração e ansiedade, elementos que por si só já atrapalham o início da gravidez. Isso acontece porque basicamente esses sentimentos interferem no funcionamento do hipotálamo.

5

Essa glândula, situada no cérebro, entre outras funções, serve para controlar os hormônios que lembram os ovários que chegou o momento de produzir o óvulo. Além disso, existem alguns aspectos que podem fazer com que o casal tenha que tentar por mais tempo engravidar. Entre eles, está a idade e o estilo de vida da mulher, bem como do parceiro, pois se engana quem pensa que a idade do homem não interfere nas chances de engravidar rápido.

6

Doenças crônicas também podem interferir, tanto do homem quanto da mulher e mesmo problemas de infertilidade. No entanto, especialistas recomendam que os casais busquem ajuda médica para engravidar apenas depois de um ano, pois é o tempo normal de tentativas. Decidir ter um filho e querer que isso ocorra o quanto antes nem sempre é a melhor decisão.

7

Antes do casal tentar ter um bebê, é indicado que a mulher e o homem façam um check-up da saúde, a fim de se certificarem de que não possuem doenças que possam ser transmitidas ao feto. Entre elas, estão as doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, bem como rubéola, toxoplasmose e lúpus. Há também as doenças hereditárias, entre elas, a hemofilia, distrofia muscular de Duchenne, fibrose cística, fenilcetonúria e anemia falciformes. Ao identificá-las é possível prevenir que o feto a adquira ou tomar as medidas necessárias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vou demorar a engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quanto tempo vou demorar a engravidar

Quanto tempo vou demorar a engravidar
1 de 3
Quanto tempo vou demorar a engravidar

Voltar ao topo da página