Comida saudável para jantar

Que alimentos evitar à noite para emagrecer?

Que alimentos evitar à noite para emagrecer?

O jantar é uma das refeições mais importantes do dia para quem deseja perder peso. O motivo é o fato de, a esta hora, o corpo se preparar para o descanso noturno e, por isso, calorias ou gorduras excessivas são totalmente desnecessárias para o organismo (já que não serão queimadas durante o sono). É por isso que sempre se recomendam jantares leves que saciem o apetite ao mesmo tempo que nutrem com vitaminas e minerais, ajudam a dormir bem e, sobretudo, auxiliam o emagrecimento.

Neste artigo do umCOMO, indicamos que alimentos evitar à noite para emagrecer para que você possa planejar os seus jantares e cuidar do seu corpo todos os dias!

Também lhe pode interessar: O que comer à noite para emagrecer

Índice

  1. O que não comer à noite para perder peso?
  2. Alimentos saudáveis para jantar
  3. Exemplo de jantar saudável para não engordar

O que não comer à noite para perder peso?

Para ter uma vida saudável, é importante pensar bem no jantar, já que a essa hora do dia o nosso corpo apenas necessita de calorias para funcionar enquanto você dorme.

Existem alguns alimentos proibidos à noite que você deve ter em conta, não só se deseja emagrecer mas também para garantir que não interferem na qualidade do seu sono e do descanso noturno.

Alimentos fritos

Os alimentos pesados ou muito calóricos devem ser evitados na última hora do dia. O motivo é que o nosso corpo não necessita desse aporte calórico de nenhum jeito. Por isso, ao não queimar essas calorias que você ingere com os alimentos, o organismo acabará por guardá-las como reserva de energia, ou seja, como gorduras saturadas, fazendo com que você engorde.

Legumes

Outro dos alimentos que você deve evitar à noite para emagrecer são os legumes, já que são compostos por 50% de proteína e 50% de carboidratos e pesados para digerir. Por esse motivo, opções como grão de bico, feijão ou lentilhas devem ser consumidos no almoço e evitados à noite. Além de serem alimentos que engordam, podem provocar gases ou inchaço abdominal que prejudica a qualidade do sono.

Arroz, pão, massas e carboidratos no geral

Os hidratos de carbono são um grupo de alimentos muito saudável e necessário para o nosso corpo. Contudo, devem ser evitados à noite porque são um tipo de comida muito energética, ou seja, muito calórica, que pode aumentar a reserva de gordura saturada no nosso corpo quando não é queimada.

Por esse motivo, optar por sanduíches, pizzas ou arroz no jantar é um grande erro para quem quer manter a linha. Acesse esse artigo do umCOMO para saber qual é a melhor hora para comer carboidratos e, assim, continuar comendo estes alimentos saudáveis e gostosos.

Doces de padaria e sobremesas

No geral, quem quer perder peso e cuidar da sua saúde deve evitar o consumo de doces de padaria e sobremesas, já que são alimentos muito calóricos, repletos de açúcar e gorduras saturadas. No entanto, sabemos que por vezes bate uma grande vontade de comer estes alimentos! Recomendamos que, nesses dias em que você não consegue evitar os doces, tente comer este tipo de comidas antes da noite. Assim, o seu corpo terá tempo para queimar estes alimentos sem ter de ir dormir com este excesso de açúcares no sangue.

Além disto, recomendamos que você jante, pelo menos, 3 horas antes de ir para a cama, fazendo com o que seu corpo trabalha facilmente e assimile os nutrientes ingeridos. Saiba mais nesse artigo que explica qual é a melhor hora para jantar.

Que alimentos evitar à noite para emagrecer? - O que não comer à noite para perder peso?

Alimentos saudáveis para jantar

Agora que você já sabe que alimentos evitar à noite para emagrecer, descubra também quais são os alimentos leves para jantar e coma de um jeito saudável, perfeito para manter a linha e descansar bem toda a noite.

O seu objetivo deve ser preparar receitas que saciem o apetite, além de serem nutritivas e baixas em gorduras. Desse jeito, você conseguirá evitar que o excesso calórico se acumule no corpo sob a forma de gordura.

Proteínas - perfeitas para jantar

Se você quer jantar bem, ficar satisfeito e não ganhar peso, o melhor que pode fazer é incluir proteínas nas suas receitas. No entanto, não esqueça: nada de fritos, empanados ou carnes com molho. O que você busca é emagrecer com pratos leves e apetitosos.

Desse jeito, a melhor opção é cozinhar a carne ou o peixe no forno, na chapa, no vapor, etc. Para que fiquem saborosos, você pode condimentar estes alimentos com ervas ou especiarias.

Dentro das proteínas mais adequadas para jantares leves, destacamos os seguintes:

  • Carnes magras: como frango, peru ou coelho
  • Peixes brancos: são mais adequados que os azuis na hora de jantar poque têm menor quantidade de gordura e calorias. Aqui incluímos opções como a merluza, o linguado, etc.
  • Ovos: os ovos são uma opção perfeita para a hora de jantar porque oferecem uma grande quantidade de proteínas saudáveis, além de terem poucas calorias. Você pode preparar ovo cozido, omelete, ovos mexidos, etc. (mas nunca ovo frito!).

As verduras - opção ideal para a noite

No entanto, você não deve comer apenas verduras no jantar, também devendo encher o prato com vegetais que saciam, além de oferecerem vitaminas e minerais.

Você deve saber que, dentro dos alimentos proibidos à noite, algumas pessoas incluem opções como a alface, o aipo, as alcachofras, etc. O motivo é que estes ingredientes são muito ricos em fibra e provocam gases, inchaço abdominal e dores de estômago a algumas pessoas. Contudo, isso não acontece com todo o mundo. Recomendamos que você experimente e descubra se esses alimentos provocam mal-estar ou não para saber se devem ou não ser incluídos no jantar.

Dentro das melhores verduras para jantar, sugerimos as ricas em água, baixas em fibra e repletas de vitaminas e minerais saudáveis para o seu organismo:

  • Espinafre
  • Abobrinha
  • Cenoura
  • Pepino
  • Pimento
  • Alcachofra

As couves (brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, etc.) não são recomendadas para esta hora do dia, já que são muito flatulentas e podem prejudicar a qualidade do seu sono.

Lácteos - produtos seguros para jantar

Os lácteos devem ser incluídos dentro da categoria de proteínas, por é isso mesmo que são. Contudo, separamos em duas categorias diferentes porque é importante destacar que também podem ser incluídos no jantar sem problema. Queijos, iogurtes, etc. são boas opções para jantar, já que aumentam a sensação de saciedade ao máximo.

No entanto, se você está tentando emagrecer, evite os produtos lácteos integrais e prefira as opções desnatadas para evitar o excesso de gordura. Um hambúrguer de frango com queijo 0% é uma opção ideal para perder peso!

Exemplo de jantar saudável para não engordar

Agora que você já sabe que alimentos evitar à noite para emagrecer e quais deve consumir a esta hora, descubra também exemplos de jantares saudáveis que ajudam a cuidar da sua linha sem abdicar do gosto. Tome nota!

  • Exemplo de jantar 1: Salada de queijo fresco com tomate e orégano + salsichas de peru + 1 iogurte 0%
  • Exemplo de jantar 2: Creme de cenouras + hambúrguer de frango com queijo 0% + 1 copo de leite 0%
  • Exemplo de jantar 3: Salada mista com atum + merluza no forno com limão e alcachofras
  • Exemplo de jantar 4: Canja de galinha (sem massa) + Bife de vitela com pimento salteado
  • Exemplo de jantar 5: Puré de verduras + Gambas na chapa com alho e salsa+ 1 iogurte 0%
  • Exemplo de jantar 6: Gaspacho ou sopa de tomate + tamboril na chapa com tomate e cebola
  • Exemplo de jantar 7: Salada de cenouras e aspargos + peito de frango enrolado com queijo fundido e presunto

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que alimentos evitar à noite para emagrecer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Miriam Aparecida
Gostaria de receber artigos sobre o que comer no jantar, e sobre alimentaçao saudável, Quero receber e ver artigos parecidos.
1 de 2
Que alimentos evitar à noite para emagrecer?