Partilhar

Que alimentos jantar para não engordar

Que alimentos jantar para não engordar

Cuidar de nossa alimentação é fundamental para manter um peso adequado e também para nos tirar esses quilos a mais. E embora o que escolhemos para o café da manhã e almoço seja importantíssimo, o jantar costuma ser o momento do dia no qual mais devemos prestar atenção ao que comemos, pois a atividade física se reduz notavelmente durante as últimas horas do dia, momento no qual nos dispomos a descansar e não realizaremos atividades que consumam muitas calorias. Quer saber que alimentos jantar para não engordar? Em umComo.com.br damos-lhe uma lista de alternativas variadas e deliciosas.

Porque é importante cuidar do que jantamos?

Ter cuidado com o que jantamos é importantíssimo para não engordar e também para incentivar a perda de peso. À noite, quando terminamos nossas atividades cotidianas, é quando se produz o menor consumo de calorias do dia, pois nosso corpo se prepara para o sono, motivo pelo qual reduzimos a atividade física para descansar do dia.

Se durante estas horas você come alimentos muito calóricos ou pesados, seu organismo não terá capacidade de utilizar essas calorias para seu funcionamento, por isso as mesmas se armazenarão em forma de gordura, se acumulando em seu corpo. Um jantar leve permite a você receber nutrientes e vitaminas e diminuir o apetite, mas sem se exceder e engordar.

Alimentos para jantar que não engordam: proteínas

Uma excelente alternativa quando procuramos quais alimentos jantar para não engordar são as proteínas magras preparadas na chapa, a vapor, no forno ou cozidas. Há muitas opções que pode incorporar o jantar e que deixarão você muito satisfeito, pois as proteínas nos ajudam a estar satisfeitos por mais tempo.

Por isso pode optar por jantar:

  • Carnes magras como a vitela sem gordura, o frango ou o peru, sempre cozinhadas de forma leve e com pouco azeite.
  • Peixes brancos, como a merluza, a garoupa ou o dourado, pois são mais leves e fáceis de digerir. Um dia na semana pode variar e optar por peixes azuis como o salmão, o atum ou as sardinhas.
  • Ovo cozido ou escalfado, uma alternativa rápida de preparar que deixará você muito satisfeito. Mas lembre-se que não deve consumir fritos de modo nenhum.
Que alimentos jantar para não engordar - Alimentos para jantar que não engordam: proteínas

Alimentos para jantar que não engordam: vegetais

Os vegetais são uma excelente alternativa na hora de procurar alimentos para jantar que não engordem. Oferecem fibra, vitaminas e nutrientes por muito poucas calorias, sendo ideais para este momento do dia. No entanto, é recomendável evitar os legumes, pois devido a seu alto teor de fibra poderiam dificultar a digestão durante estas horas.

Alternativas como o espinafre, o abobrinha, a berinjela, a abóbora, as alcachofras e a cenoura são excelentes para este momento do dia. Pode consumi-los em purê, creme ou inteiros.

Que alimentos jantar para não engordar - Alimentos para jantar que não engordam: vegetais

Alimentos para jantar que não engordam: laticínios desnatados e com poucas calorias

Se definitivamente você não quer cozinhar mas deseja manter sua silhueta e jantar algo leve, os laticínios desnatados ou com poucas calorias são uma excelente alternativa. O iogurte natural e os queijos 0% gordura são perfeitos para este momento do dia. Pode combiná-los com proteínas ou vegetais para fazer que sua refeição seja um pouco mais completa.

Que alimentos jantar para não engordar - Alimentos para jantar que não engordam: laticínios desnatados e com poucas calorias

Alimentos que NÃO devemos jantar

Agora que já sabemos quais alimentos jantar para não engordar, então é hora de conhecer aqueles que definitivamente deve tentar deixar de lado se quer cuidar de sua silhueta e saúde.

Estes são alguns dos alimentos que NÃO devemos jantar se queremos ingerir a menor quantidade de calorias possíveis:

  • Comidas fritas, seja qual for o prato. Estão cheias de gordura que não precisamos.
  • Pão, doces, bolachas, massas e carboidratos simples como bolos e frutas. Seu alto teor de açúcar contribui com muitas calorias que não consumiremos ao final do dia.
  • Qualquer tipo de fast food: pizza, hambúrguer, comida muito gordurosa, etc.
  • Comidas preparadas ou empacotadas, pois contém um alto teor calórico.
  • Embutidos gordurosos como o chouriço, a linguiça, o bacon, entre outros. O melhor é optar pelo peru.
  • Alimentos ricos em açúcares como os refrescos e os sucos embalados.

Claro, também convém evitar a ingestão de doces e sobremesas, bem como tentar não se exceder com o álcool.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que alimentos jantar para não engordar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Que alimentos jantar para não engordar

Que alimentos jantar para não engordar
1 de 4
Que alimentos jantar para não engordar

Voltar ao topo da página