Que diferenças existem entre um infarto agudo de miocárdio e a angina de peito

Que diferenças existem entre um infarto agudo de miocárdio e a angina de peito
Imagem: zdravoznaravo.si

O infarto agudo de miocárdio e a angina de peito são duas doenças do coração que aparecem por uma alteração das artérias cardíacas, que causam falta de oxigênio e escasso fluxo de sangue para o coração, trazendo diferentes consequências em função da condição. Apesar de que as duas são doenças coronárias e possuem pontos em comum, também existem entre elas algumas divergências. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você que diferenças existem entre infarto agudo de miocárdio e angina de peito.

Passos a seguir:
1

As duas são síndromes coronárias, mas se diferenciam por ser de tipos diferentes. O infarto é agudo, o que significa que acontece em um tempo determinado, enquanto a angina de peito é crônica e se diagnostica como uma doença para a vida inteira.

2

A causa de ambos síndromes coronárias se deve a uma obstrução das artérias coronárias. A diferença entre uma e outra se encontra em que, no infarto a obstrução dessas artérias é completa levando à morte do miocárdio (músculo do coração) e no caso da angina do peito encontramos uma obstrução parcial levando a uma lesão.

3

Por consequência, a morte ou necrose do miocárdio nos infartos são produzidos pela perda total de oxigenação do coração. Mas na angina de peito a falta de oxigênio é transitória.

4

O infarto agudo de miocárdio e angina de peito têm em comum que, ambas as síndromes produzem dor precordial que se caracteriza por ser intensa e irradia desde o esterno em direção ao: braço, coluna, pescoço, mandíbula e inclusive a boca do estômago.

5

Ao mesmo tempo, a dor é uma aliada para diferenciar as duas condições cardíacas; no caso do infarto a dor aparece em repouso, e tem uma duração de 30 a 45 minutos. Por outro lado, a dor da angina de peito aparece com o esforço (exercício, atividade sexual...), e alivia com o repouso, sem durar mais de 2 ou 3 minutos.

6

Lembre-se sempre que o resto de sintomas que anunciam um infarto ou uma angina de peito podem confundir a orientação diagnóstica. Encontraremos ansiedade, sudoração, palidez e palpitações nos dois casos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que diferenças existem entre um infarto agudo de miocárdio e a angina de peito, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.